Será que algo mudou com a LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais? Endereços postais são dados públicos ou privados?
Meu entendimento, que todavia gostaria de verificar aqui com a comunidade, é de que o endereço de rua só se torna um dado pessoal quando vem associado à identificação da pessoa. Ou seja, se eu incluir na descrição o nome do dono da casa, ou nome da empresa dona do imóvel, ou CPF do locatário, etc.
Conceitos gerais
Quando andamos pela Rua Fulano vemos as casas, os lotes, e plaquetas indicando a numeração predial… Quando paramos na calçada da casa deduzimos (e testemunhamos), pela plaqueta, o endereço daquele lugar: “Rua Fulano, 123”. Posso publicar o endereço na internet? É um segredo, ou não há nada mais público?
Listas de endereços podem ser mais sofisticadas, agrupar vários endereços por tema, e vincular os endereços a outros dados… Mas suponhamos o caso mais simples, a listagem pura e crua dos endereços de uma cidade.
Novamente parece ser público, pois bancos de dados públicos oferecem listagens, faz anos, e nunca vi alguém reclamar… A Wikidata gera automaticamente a listagem completa dos endereços de seus itens brasileiros com um click na consulta SparQL (ilustração abaixo). Analogamente o OpenStreetMap gera listagens de pontos com suas keys addr:street
e addr:housenumber
no Overpass-turbo.
NOTA. A listagem de endereços é um dataset, que, como obra criativa pode ter diferentes licenças, com diferentes graus de abertura; portanto se o autor quiser pode ser “dado fechado”. Na listagem Wikidata ilustrada é licença CC0, numa listagem OpenStreetMap seria ODbL.
Nesta discussão a eventual licença não é o ponto, podemos pensar que o endereço está lá para quem quiser ver, então (imagino) nem faz sentido atribuir licença diferente de CC0 à listagem, já que seria impossível verificar se foi obra de um autor ou de outro.
Escopo
É importante termos uma confirmação clara e consensual, bem como todas as nuances e “pegadinhas” do tema bem discutidas, pois a LGPD agora é um instrumento que permite penalizar quem publica dados desse tipo.
Trata-se do acesso à informação, da publicação de dados relevantes…
Qualquer “dúvida jurídica no ar” geraria o cancelamento ou custos de transação nesse tipo de publicação.