[Pesquisa] Utilização de Dados Abertos Governamentais Brasileiros

Olá pessoal!
Espero que estejam bem dentro do possível.

Estou escrevendo para lhes convidar a responder esse questionário: https://forms.gle/d6CsYuT6CC4bZQU28
Ele trata sobre a utilização de dados abertos governamentais brasileiros sobre a área de educação (Exemplos: dados sobre o censo escolar, ENADE, PROUNI, licitações para escolas), é um formulário anônimo e sua ação de respondê-lo é um ato voluntário, pelo qual eu agradeço muito! A duração estimada é de 10 minutos.

Ter essas informações é importante porque entender melhor as características dessa comunidade poderá beneficiar instituições do governo que buscam otimizar seus serviços de divulgação de dados abertos, e a própria sociedade civil através do compartilhamento de experiências.

Me chamo Lorena Pereira, sou mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande e a aplicação desse questionário faz parte do meu projeto de mestrado.

Desde já, muito obrigada pelo seu tempo!
Obrigada pela atenção e desculpe qualquer inconveniente.

Abraço!

1 curtida

Olá, Lorena, seja bem vinda a esta comunidade!

De fato, é muito importante conhecer a maneira como os dados abertos na área de educação estão sendo utilizados. Um dos casos mais bem conhecidos de uso de dado abertos educacionais é a plataforma QEdu, criada pela Fundação Lehmann sobre os microdados do censo escolar publicados pelo INEP, que você certamente já conhece.

Espero que tenha conseguido uma quantidade de respostas suficiente para a sua pesquisa. Depois que tiver alguma publicação sobre ela, que tal compartilhar no tópico sobre pesquisas acadêmicas relacionadas a dados abertos?