ūüė∑ Dados sobre a pandemia do coronav√≠rus

Sim, eu já tinha colocado na postagem original até o link para um repositório no Github em que o @vitorbaptista havia feito e compartilhado a raspagem desses dados. Agora que não é mais necessário raspar, vou acrescentar o link direto da fonte lá. Obrigado por compartilhar!

O Governo Federal disponibilizou em 16/04 o código-fonte do aplicativo do coronavírus no github

1 curtida

O primeiro pipeline de raspagem que eu topei foi justamente o do Vitor. Escrevi no meu blog sobre, fiz uma espécie de tutorial e citei ele e um outro colega que raspou também. Posteriormente vi o Mobius do pessoal do Data Science Campus e montei um pipeline para juntar as duas releases do Google Mobility Reports, fazer um pré-processamento, etc. Tudo pronto para fazer automaticamente quando viessem as próximas releases. Daí hoje eles liberam o CSV :rofl::rofl::rofl:

2 curtidas

O @turicas anunciou no blog do Brasil.io, neste fim de semana, a criação de um novo painel com os dados epidemiológicos da Covid-19 no Brasil. Já o acrescentei na postagem inicial.

A Open Knowledge divulgou, em seu levantamento de transparência dos Estados em relação aos dados da Covid-19, o seu terceiro boletim: 78% dos estados ainda não divulgam taxa de ocupação de leitos.

Como n√£o localizei em outro lugar aqui no grupo:

Senhores

Buscando aprimorar o modelo matemático da evolução da pandemia estou encontrando dificuldade em obter os dados dos infectados pelos vírus.
Diariamente recebo informa√ß√Ķes atualizadas do n√ļmero de infectados, por√©m est√° informa√ß√£o vem incompleta pois n√£o traz a data de coleta.
Sem esse dado o modelo apresenta uma margem de erro que o n√£o aceit√°vel.
Alguém sabe como conseguir esses dados?
Outra questão. O teste rápido ele é 100% confiável para quem já está contaminado a mais de 14 dias… Existe algum estudo que indique o tempo de contágio na época da coleta de exame?

Se alguém puder me ajudar… Agradeço…

Obrigado! J√° coloquei o link na postagem inicial.

Ol√°, pessoal, primeiramente, muito bom trabalho!

Eu criei um pequeno projeto para carregar os dados coletados pelo turicas/covid19-br em uma inst√Ęncia de Elasticsearch + Kibana para que possam ser manipulados. Se houver interesse, o reposit√≥rio est√° aqui:

https://github.com/dpereira/es-covid19-br

O reposit√≥rio j√° cont√©m algumas visualiza√ß√Ķes e dashboards simples que podem ser importadas.

Quaisquer sugest√Ķes s√£o muito bem vindas.

2 curtidas

Fiz esse texto que traz um levantamento das bases de dados que podem ser √ļteis para medir subnotifica√ß√£o do COVID-19

4 curtidas

Saiu o novo boletim semanal da Open Knowledge Brasil sobre a transparência dos estados sobre a Covid-19:

Apenas 4 estados publicam quantidade de testes disponíveis

Vários estados aumentaram muito a sua pontuação porque divulgaram novos painéis de informação sobre a Covid-19 com a possibilidade de download de dados.

1 curtida

Encontrei um conjunto de dados, mantido pela ACAPS, que coleta as medidas restritivas (tais como o distanciamento social) que os governos ao redor do mundo têm adotado para combater a pandemia. Inclui dados referentes ao Brasil.

Esses dados podem ser usados por pesquisadores para correlacionar as medidas de isolamento com o ritmo de avanço da pandemia nas diferentes localidades.

J√° o acrescentei na postagem original.

Pessoal, gostaria de compartilhar a visualiza√ß√£o que fiz para o estado do Amazonas utilizando os dados do brasil.io. Espero que seja √ļtil √† sociedade amazonense e outros interessados pelo Brasil. Se tivesse tempo, gostaria de fazer uma parecida para todo Brasil.

2 curtidas

@hermann, poderias sugerir lá no brasil.io que incluam a latitude e longitude de cada UF, assim poderemos plotar no mapa cada estado ou cada cidade de um estado específico, como é feito no site do Bing ou de vários outros?

Kleyber,

h√° um problema com essa sugest√£o, pois os estados n√£o possuem um √ļnico ponto no mapa a ser definido por latitude e longitude, e sim uma √°rea, cujo contorno pode ser representado por uma s√©rie de pontos que t√™m, cada um, latitude e longitude. Esse contorno est√° presente nos datasets que t√™m o tra√ßado dos estados e munic√≠pios, fornecido pelo IBGE. O c√≥digo do IBGE, j√° presente no dataset do Brasil.io, pode ser usado para fazer o cruzamento entre esses dois datasets.

De fato, os diversos mapas que j√° foram produzidos (ver a se√ß√£o ‚Äúvisualiza√ß√Ķes‚ÄĚ) j√° se utilizam desse identificador para fazer o cruzamento e plotar as informa√ß√Ķes em um mapa. Muitas dessas visualiza√ß√Ķes s√£o de c√≥digo aberto. Sugiro dar uma olhada no c√≥digo fonte delas para ver como fazer isso.

Sobre os datasets de estados e municípios, sugiro ver esses tópicos aqui no fórum:

1 curtida

@herrmann, obrigado pela resposta. Já consegui o que queria, cruzando os dados de alguns datasets, como você indicou para obter as coordenadas de cada UF. Agora de fato o ponto crítico pra mim é a informação dos recuperados por UF e geral, que não temos e é altamente importante para minhas análises, pelo menos.

Fico no aguardo de novidades quanto a esta necessidade.

Grato.

Na √ļltima quinta saiu o 5¬ļ boletim de transpar√™ncia da Covid-19 da Open Knowledge Brasil:

@kleyber, no Brasil.io pretendemos coletar os dados sobre recuperados também. Segue o link para a issue no Github que criei para discutirmos isso. Se puder ajudar a fazer acontecer, agradecemos.

1 curtida

@herrmann, com certeza. Vou entrar l√° e ajudar no que puder.

Grande abraço,

Obrigado pessoal por disponibilizar estas diversas bases de dados!

A quem interessar, eu gosto muito iniciativa covid19dashboards que tem reunido v√°rias contribui√ß√Ķes de an√°lises com o intuito de apresentar diferentes perspectivas de estudo e exibi√ß√£o de dados. Eu utilizei o dataset disponivel para fazer uma adapta√ß√£o a nossos estados verificando como est√° a trajet√≥ria de casos e mortes. Est√° dispon√≠vel em trajet√≥ria casos e mortes por estado.

A prop√≥sito, gostei da ideia do @hermann de preencher o gap com a√ß√Ķes do Estado e outros fatos relevantes. Quero ver se consigo usar estes dados para tentar mostrar alguma causalidade.

Abs

3 curtidas

O Minist√©rio da Sa√ļde atualizou o seu painel de dados sobre a Covid-19. Agora, √© poss√≠vel baixar um CSV com dados agregados em n√≠vel de munic√≠pio.

https://covid.saude.gov.br/

1 curtida