😷 Dados sobre a pandemia do coronavírus

Interessante, Leandro. Que tal falar sobre isso lá no chat do Brasil.io? De repente, se os critérios forem compatíveis com a metodologia, eles possam ser incorporados diretamente ao dataset.

1 curtida

O MP-RN também lançou um Mapa de acompanhamento dos casos da COVID-19 no Rio Grande do Norte, segue o link:

O Brasil.io está coletando agora os dados sobre óbitos associados à Covid-19 informados pelos cartórios. Segundo esta postagem do @turicas, o número de óbitos segundo essa fonte de dados é bem maior que a contagem de óbitos contabilizada pelas Secretarias de Estado de Saúde, o que pode indicar a subnotificação dos casos pela escassez de testes. Confira o texto no blog do Brasil.io:

Óbitos por covid19 no Brasil são maiores que os divulgados oficialmente (passamos de mil mortes no dia 6 de abril)

https://blog.brasil.io/2020/04/10/obitos-por-covid19-no-brasil-sao-maiores-que-os-divulgados-oficialmente-passamos-de-mil-mortes-no-dia-6-de-abril/

A Open Knowledge Brasil lançou uma iniciativa de avaliar a transparência da União e dos Estados na divulgação de dados sobre o enfrentamento à pandemia de Covid-19. O Índice de Transparência pode ser conferido no site especial.

@fecampa, pelo que vi da metodologia, ela não inclui a divulgação de dados com granularidade por município, nem que devem ser informados o número de casos confirmados, recuperados e mortes. Não seria interessante que a avaliação contemplasse também os dados pedidos pelas recomendações do Brasil.io às Secretarias de Estado de Saúde?

@turicas, você acha que falta mais algum critério importante na avaliação de transparência feita pela OKBR?

1 curtida

Informações interessantes coletadas pelos Cartórios de Registro Civil sobre óbitos relacionados ao Covid: Especial COVID-19

1 curtida

Esses dados já estão incorporados ao dataset do Brasil.io (como expliquei na minha postagem de ontem e acrescentei também na postagem original).

Mas obrigado por incluir o link para a fonte original dos dados.

1 curtida

Pessoal, observando a lista de dados relacionados à pandemia de Covid-19 consolidados na primeira mensagem deste tópico, percebi a falta de uma peça do quebra-cabeças que é um dado fundamental: dados sobre as medidas de restrição e liberação da circulação de pessoas, funcionamento do comércio, etc., em nível de município.

Idealmente, isso poderia ser feito com uma análise dos diários oficiais, como o que foi iniciado pelo Lucas Cabral (mas que por enquanto tem apenas o Estado do Ceará). Mas, como essas informações nem sempre estão prontamente disponíveis, poderiam ser usadas também notícias na imprensa.

A ideia é ter dados sobre a data em que foi adotada uma medida, se ela restringiu ou liberou determinado tipo de atividade econômica e o município. Com essas informações, pesquisadores poderão passar a correlacionar os dados sobre as medidas de isolamento com o efeito no número de casos confirmados e mortes pela Covid-19, dando uma indicação se elas estão ou não sendo eficazes e dando subsídios aos gestores públicos decidirem se devem liberar ou restringir mais a atividade econômica.

O que acham? Seria viável?

Abri uma issue para discutir essa possibilidade também no Github do Brasil.io, por sugestão do @turicas.

2 curtidas

Pessoal bom dia. Sou novo por aqui, pois gostei de ler as discussões em torno dos dados do coronavírus aqui no Brasil. Bem, estou fazendo um dashboard sobre esses dados e percebi que somente os municípios divulgam a quantidade de pessoas recuperadas, mas que este é um dado importante para minhas análises. Como vocês estão conseguindo obter esses dados?

Grato.

EDIT: Acabei de ver hoje que os dados dos pacientes recuperados está aparecendo.

EDIT 2: Os dados dos pacientes recuperados vem somente o total; ainda não vem por estado. O que vocês fazem pra pegar esses dados por estado?

Grato.

Olá, fiz um script para extrair a base de dados do Info-Gripe, que traz os casos de SRAG no Brasil desde 2009 (hospitalizações). Os dados e o código estão aqui: github.com/belisards/srag_brasil/

3 curtidas

Olá, Kleyber! Seja bem vindo ao fórum!

Realmente, as Secretarias Estaduais de Saúde, em geral, não estão incluindo a informação da quantidade de recuperados. Estamos discutindo nessa issue do Brasil.io no Github que campos vamos pedir às secretarias que incluam, e o número de recuperados é uma das informações que já foi sugerida que peçamos.

1 curtida

Eu fiquei surpreso quando vi uma notícia hoje cedo falando sobre o número de pacientes recuperados de COVID19 no Brasil, mas aparentemente a fonte é simplesmente alguém do governo que falou. O Worldometer, no entanto, também tem esses dados, mas não os vi disponíveis em nenhum lugar. Ainda sobre isso, alguém conhece alguma base contendo esses dados mesmo que por país?

A única fonte que eu encontrei que contém os dados de recuperados para o Brasil foi nessa tabela do dataset da Johns Hopkins University. Segundo esses dados, o Brasil tem mais de 14 mil casos recuperados. Mas esse crescimento foi muito rápido em apenas 2 dias:

  • 13/4: 174
  • 14/4: 3.046
  • 15/4: 14.026

O que nos leva a desconfiar que há algo errado com esses dados. As fontes estão listadas no README.md, mas nenuma é brasileira.

@belisario, parabéns pela iniciativa de facilitar o reúso dos dados sobre hospitalização por SRAG disponibilizados pela Fiocruz! :clap::clap:

Já incluí os links na primeira postagem.

Você chegou a automatizar a extração para que seja atualizada periodicamente?

Em uma das notícias que eu citei, falaram dos números com base em pronunciamentos do Ministério da Saúde. Imagino que decidiram comunicar esses dados pela primeira vez essa semana e foram liberando de forma desorganizada de acordo com consolidação. E esses dashboards, por sua vez, estão pegando manualmente, por pronunciamento.

O positivo, nesse caos que estamos, é que se o governo federal libera um dado muito destoante, os estados não perdem a oportunidade de mostrar os dados corretos e atacar o governo. Afinal, esses dados vem dos estados e municípios, eles são a fonte do governo federal.

A @fecampa fala sobre esse índice no recém lançado Episódio 5 do podcast Dadocracia.

Sim, talvez seja de algum pronunciamento mesmo. Mas tem pronunciamento todos os dias? Se não, como então a Johns Hopkins University poderia ter obtido informações diárias sobre os recuperados?

Por enquanto, pelo menos, não tem dados sobre recuperados no painel do Ministério da Saúde sobre a Covid.

Encontrei algo que talvez possa explicar o alto número de recuperados, embora não o motivo do seu crescimento ter sido tão rápido.

Esta definição, encontrada no boletim de Covid-19 da SES/DF divulgado hoje, pode explicar o alto número de “recuperados”:

Ou seja, para ser considerado “recuperado” basta ter mais de 14 dias de início de sintomas, não estar hospitalizado e nem ter morrido. Não precisa ter feito novo teste, com resultado negativo, para a Covid-19. Alguém sabe se essa definição encontra amparo na OMS ou em alguma outra fonte?

Pois é! Eu achei muito estranho isso. E eu quero esses dados :rofl:

Encontrei nesse link o seguinte trecho:

How do I tick the statistical box of ‘recovered’?
If it’s been at least 10 days since you first had symptoms, and you’ve been symptom-free for 48 hours, the Ministry of Health considers you have recovered from Covid-19. This means the shortest possible time in self-isolation would be 10 days.

Nesse outro link, sobre vários países, ele diz:

What “recovered” means differs by person, and is something researchers will be figuring out for years to come. Some patients who had mild symptoms have reported feeling fine after the disease passed, while others with more severe cases might have lasting lung damage. It could depend on a person’s age and if they had any preexisting conditions before they got the coronavirus.

nesse documento da OMS, diz:

Patients are discharged after clinical recovery (afebrile >3 days, resolution of symptoms and radiologic improvement) and 2 negative PCR tests taken 24 hours apart. Upon discharge, they are asked to minimise family and social contact and to wear a mask. There are expectations of clinical trial results within a matter of weeks, which will see further opportunities for treatment.

Parece-me que o termo recuperado tem relação com o estado clínico e não com a presença ou não de vírus no trato respiratório. Seria [clinical] recovery, e não organismo livre do vírus, ainda que para ser liberado do hospital esperaria que o paciente tivesse negativo para PCR.

1 curtida

Oi @herrmann não automatizei, mas hoje subi uma nova função para pegar os casos detalhados por gênero e faixa etária. Minha ideia é terminar de identificar os endpoints e fazer o raspador para pegar todos dados.

1 curtida

Eu estou colhendo essa informação dos recuperados aqui: Rastreador de Corona COVID-19 Brazil

2 curtidas

Depois de tanto trabalho por parte de tantos indivíduos e grupos, a Google decidiu liberar os dados do COVID19 Mobility Reports em um CSV global com os dados de todo o período (de 15 de Fevereiro até 10 de Abril, na última release que saiu hoje).

Depois de tanto trabalho de tanta gente para extrair os dados, pré-processamentos que eu fiz para juntar os releases, etc :rofl:

2 curtidas