Dados RAIS e CAGED E-Social

Os dados do RAIS e CAGED de 2019 serão disponibilizados no E-Social, alguém sabe o caminho para conseguir acessar? O site antigo bi.mte.gov.br já está desatualizado, possui apenas o dados do CAGED até dezembro de 2019.

Ol√°, Marina, seja bem vinda.

N√£o entendi bem quais dados da RAIS e CAGED voc√™ est√° procurando. Se √© sobre dados individualizados, que s√£o sigilosos, o acesso a eles √© restrito a √≥rg√£os p√ļblicos autorizados. Esses n√£o s√£o dados abertos. Informa√ß√Ķes sobre as bases de dados e como solicitar acesso ao seu √≥rg√£o p√ļblico podem ser encontradas no cat√°logo do GovData:

https://ck.govdata.gov.br/dataset?q=rais
https://ck.govdata.gov.br/dataset/bgcaged

Por outro lado, se você procura dados agregados, estatísticas sobre a RAIS e o CAGED, havia alguns dados abertos sobre a RAIS e sobre o CAGED no Portal Brasileiro de Dados Abertos, mas parece que hoje estão fora do ar. Se for esse o caso, você pode realizar um pedido de acesso à informação pelo sistema e-SIC do governo federal.

N√£o entendi o que isso tem a ver com o E-Social.

Ol√° Herrmann,

S√£o os dados estat√≠sticos. Conseguia os dados via uma painel de BI (bi.mte.gov.br) mas li que agora as informa√ß√Ķes de RAIS e CAGED ser√£o feitas atrav√©s do E-social:
https://portal.esocial.gov.br/noticias/esocial-substitui-informacoes-para-rais-e-caged

Vou verificar se est√£o atualizados nestes links que me passou.

Agradeço.
Abraços.

1 Curtida

@Marinass,

não sei se você já conseguiu acesso aos dados, mas o acesso às estatísticas da RAIS e CAGED pode ser solicitado por meio do gov.br:

https://www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-consulta-as-estatisticas-da-rais-e-do-caged

H√° tamb√©m esse reposit√≥rio FTP p√ļblico com downloads de dados da RAIS dos anos de 1985 a 2019, que algu√©m havia compartilhado no grupo no Telegram:

ftp://ftp.mtps.gov.br/pdet/microdados/RAIS/

1 Curtida

Ol√° @herrmann‚Ķ uma d√ļvida que talvez possa me ajudar.
Busco dataset de n√ļmero de empregados por CNPJ‚Ķ nos links informados n√£o h√° tal granularidade‚Ķ

Sabe informar se há disponível tal base?

Ol√°, @jairoCWB.

Sim, esses datasets s√£o de n√ļmeros agregados. Acredito que os n√ļmeros individualizados sejam de acesso restrito, suponho que provavelmente poderiam revelar informa√ß√Ķes sobre as opera√ß√Ķes da empresa. Como postei acima, √© poss√≠vel solicitar o acesso autorizado, mas n√£o sei quais s√£o as condi√ß√Ķes para tal.

Obrigado @herrmann… vou verificar se consigo esse dataset .
Mas nem agregado está disponível… somente os metadados.

Est√°, sim. Baixei alguns arquivos hoje mais cedo do FTP, no link acima, para conferir, e est√£o funcionando.

1 Curtida

Ol√° pessoal, tudo bem?

Sou novo na comunidade, ent√£o caso esteja perguntando algo errado ou de forma errada, me avisem hehe.

Estou trabalhando em uma análise direcionada as cidades do interior de SP, onde precisaremos entender, dentro de cada cidade, qual a distribuição de empregos por local (bairro, CEP ou estabelecimento seria um exemplo).

Os dados abertos que encontrei do CAGED tem o detalhamento apenas até o município.

Tem algum lugar onde eu encontre esse tipo de informação?

Ol√°, Bruno, seja bem vindo!

Já existia um tópico sobre o assunto no fórum, então movi a sua mensagem para cá.

No FTP p√ļblico dos microdados da RAIS, cujo link se encontra algumas mensagens acima, se voc√™ olhar o dicion√°rio de dados tanto das tabelas de v√≠nculos quanto das tabelas de estabelecimentos, vai ver que a informa√ß√£o de bairro est√° dispon√≠vel para os munic√≠pios de Fortaleza, Rio de Janeiro e S√£o Paulo; a informa√ß√£o de distrito est√° dispon√≠vel para S√£o Paulo e a informa√ß√£o de regi√£o administrativa est√° dispon√≠vel para Bras√≠lia.

J√° na tabela de estabelecimentos tem uma coluna de CEP. Por√©m, a maioria est√° como ‚Äún√£o informado‚ÄĚ (CEP n.¬ļ 99.999-999).

cep-rais

Opa, muito obrigado pela ajuda @herrmann
No meu caso é para São Carlos e região. Vou tentar acessar essa base e verificar se dá certo

1 Curtida

Bom dia! O ftp para os microdados está fora do ar. Saberia dizer se isso é algo temporário?

Aqui, para mim, est√° funcionando agora, acabei de testar. N√£o notei qualquer indisponibilidade recente.

Caso você esteja usando o navegador Chrome, saiba que ele retirou o suporte ao acesso ao protocolo FTP. Por isso, para acessar, sugiro usar o navegador Mozilla Firefox ou um software de FTP mesmo.

1 Curtida

Aqui n√£o abre nem pela firefox. A p√°gina ftp n√£o carrega =(

Consegui abrir por diretório: colei o link no explorador de arquivos do computador.

1 Curtida

Boa, aqui deu certo assim também. Obrigado.

Ol√°,

Estou consultando o Novo Caged e vi que muitas empresas não estão obrigadas a informar o Caged, passaram para o eSocial, como posso consultar esses dados (ano 2020) para fins estatísticos?

Teria alguma forma consolidada do Caged e eSocial?

Também reparei que os dados da Tabela 8.1 do Novo Caged alteram a cada publicação, por qual motivo? tem algum momento onde os dados se estabilizam?

Obrigado!