Dados RAIS e CAGED E-Social

Os dados do RAIS e CAGED de 2019 serão disponibilizados no E-Social, alguém sabe o caminho para conseguir acessar? O site antigo bi.mte.gov.br já está desatualizado, possui apenas o dados do CAGED até dezembro de 2019.

Acesso rápido

Estatísticas da RAIS e CAGED

Podem ser acessadas pelo FTP:

ftp://ftp.mtps.gov.br/pdet/microdados/RAIS/

para acessar, use um cliente FTP ou gerenciador de arquivos (não um navegador).

Solicitação de acesso

O acesso a dados de estatísticas da RAIS pode ser solicitado pelo Portal de Serviços do gov.br:

https://www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-consulta-as-estatisticas-da-rais-e-do-caged

Base identificada do GovData

Havia essa possibilidade para órgãos públicos federais, mais o projeto foi cancelado.

https://ck.govdata.gov.br/dataset/bgcaged

Resposta original

Olá, Marina, seja bem vinda.

Não entendi bem quais dados da RAIS e CAGED você está procurando. Se é sobre dados individualizados, que são sigilosos, o acesso a eles é restrito a órgãos públicos autorizados. Esses não são dados abertos. Informações sobre as bases de dados e como solicitar acesso ao seu órgão público podem ser encontradas no catálogo do GovData:

https://ck.govdata.gov.br/dataset?q=rais (link não existe mais)
https://ck.govdata.gov.br/dataset/bgcaged

Por outro lado, se você procura dados agregados, estatísticas sobre a RAIS e o CAGED, havia alguns dados abertos sobre a RAIS e sobre o CAGED no Portal Brasileiro de Dados Abertos, mas parece que hoje estão fora do ar. Se for esse o caso, você pode realizar um pedido de acesso à informação pelo sistema e-SIC do governo federal.

Não entendi o que isso tem a ver com o E-Social.

Editado: para quem não quer ler o tópico todo, foi acrescentado um resumo no início.

Para acessar, é necessário usar algum software cliente de FTP. Em geral, os gerenciadores de arquivos também funcionam, mas navegadores não – o suporte a FTP foi retirado tanto do Chrome quanto do Mozilla Firefox.

Quanto aos links do GovData, eles foram retirados do ar pelo governo. O conteúdo de um deles, no entanto, está arquivado no Web Archive.

Os links do dados.gov.br, que também apagados pelo governo mais tarde, foram substituídos pela versão do Web Archive.

1 curtida

Olá Herrmann,

São os dados estatísticos. Conseguia os dados via uma painel de BI (bi.mte.gov.br) mas li que agora as informações de RAIS e CAGED serão feitas através do E-social:
https://portal.esocial.gov.br/noticias/esocial-substitui-informacoes-para-rais-e-caged

Vou verificar se estão atualizados nestes links que me passou.

Agradeço.
Abraços.

2 curtidas

@Marinass,

não sei se você já conseguiu acesso aos dados, mas o acesso às estatísticas da RAIS e CAGED pode ser solicitado por meio do gov.br:

https://www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-consulta-as-estatisticas-da-rais-e-do-caged

Há também esse repositório FTP público com downloads de dados da RAIS dos anos de 1985 a 2019, que alguém havia compartilhado no grupo no Telegram:

ftp://ftp.mtps.gov.br/pdet/microdados/RAIS/

1 curtida

Olá @herrmann… uma dúvida que talvez possa me ajudar.
Busco dataset de número de empregados por CNPJ… nos links informados não há tal granularidade…

Sabe informar se há disponível tal base?

Olá, @jairoCWB.

Sim, esses datasets são de números agregados. Acredito que os números individualizados sejam de acesso restrito, suponho que provavelmente poderiam revelar informações sobre as operações da empresa. Como postei acima, é possível solicitar o acesso autorizado, mas não sei quais são as condições para tal.

Obrigado @herrmann… vou verificar se consigo esse dataset .
Mas nem agregado está disponível… somente os metadados.

Está, sim. Baixei alguns arquivos hoje mais cedo do FTP, no link acima, para conferir, e estão funcionando.

1 curtida

Olá pessoal, tudo bem?

Sou novo na comunidade, então caso esteja perguntando algo errado ou de forma errada, me avisem hehe.

Estou trabalhando em uma análise direcionada as cidades do interior de SP, onde precisaremos entender, dentro de cada cidade, qual a distribuição de empregos por local (bairro, CEP ou estabelecimento seria um exemplo).

Os dados abertos que encontrei do CAGED tem o detalhamento apenas até o município.

Tem algum lugar onde eu encontre esse tipo de informação?

Olá, Bruno, seja bem vindo!

Já existia um tópico sobre o assunto no fórum, então movi a sua mensagem para cá.

No FTP público dos microdados da RAIS, cujo link se encontra algumas mensagens acima, se você olhar o dicionário de dados tanto das tabelas de vínculos quanto das tabelas de estabelecimentos, vai ver que a informação de bairro está disponível para os municípios de Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo; a informação de distrito está disponível para São Paulo e a informação de região administrativa está disponível para Brasília.

Já na tabela de estabelecimentos tem uma coluna de CEP. Porém, a maioria está como “não informado” (CEP n.º 99.999-999).

cep-rais

Opa, muito obrigado pela ajuda @herrmann
No meu caso é para São Carlos e região. Vou tentar acessar essa base e verificar se dá certo

1 curtida

Bom dia! O ftp para os microdados está fora do ar. Saberia dizer se isso é algo temporário?

Aqui, para mim, está funcionando agora, acabei de testar. Não notei qualquer indisponibilidade recente.

Caso você esteja usando o navegador Chrome, saiba que ele retirou o suporte ao acesso ao protocolo FTP. Por isso, para acessar, sugiro usar o navegador Mozilla Firefox ou um software de FTP mesmo.

1 curtida

Aqui não abre nem pela firefox. A página ftp não carrega =(

Consegui abrir por diretório: colei o link no explorador de arquivos do computador.

1 curtida

Boa, aqui deu certo assim também. Obrigado.

Olá,

Estou consultando o Novo Caged e vi que muitas empresas não estão obrigadas a informar o Caged, passaram para o eSocial, como posso consultar esses dados (ano 2020) para fins estatísticos?

Teria alguma forma consolidada do Caged e eSocial?

Também reparei que os dados da Tabela 8.1 do Novo Caged alteram a cada publicação, por qual motivo? tem algum momento onde os dados se estabilizam?

Obrigado!

O suporte a FTP também foi recentemente retirado do Firefox. Mas, como a @LilianPE mencionou, é possível acessar copiando e colando o link no explorador de arquivos, tanto no Windows quanto no Ubuntu funciona.

Os arquivos da RAIS e CAGED são disponibilizados com uma certa defasagem. Por isso, os dados de 2020 ainda não se encontram disponíveis. Já quanto ao eSocial, eu não conheço nenhuma fonte de dados abertos.