Dados RAIS e CAGED E-Social

perfeito, muito obrigado!

Olá pessoal,

Eu estou tentando encontrar dados sobre a população empregada por CNAE, faixa etária e município. A idade da análise é ver quais CNAEs são mais envelhecidos e quais são os mais jovens. Apesar de ser uma análise simples eu não estou conseguindo encontrar esses dados e por isso peço ajuda aqui de vocês.

Eu consegui encontrar esse FTP mas ele está fora do ar (ao menos para mim) ftp://ftp.mtps.gov.br/pdet/microdados/RAIS/ Não tenho certeza se não estou conseguindo acessar pois meu computador é Mac ou se realmente está fora do ar. De toda forma, eu não sei se dentro desse FTP consta as informações que eu gostaria de acessar.

Podem me ajudar, por favor?

Amigo, acredito já existir um tópico para discussão desse assunto. Lá você pode tirar dúvidas com outras pessoas.
https://dadosabertos.social/t/dados-rais-e-caged-e-social

1 curtida

Nativamente os atuais navegadores desabilitaram o suporte ftp. Tente acessar com algum cliente ftp (Filezilla) que vai funcionar.

O acesso via biqquery é bem mais prático, digo por experiência própria. Veja: Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) - microdados_vinculos - Base dos Dados

Ótimo painel, claro simples e direto, parabéns

olá pessoal!
consegui dias atrás baixar as bases da RAIS Estab, aparentemente tudo funciona bem. porém, não vieram os dicionários junto e agora tento novamente conectar o servidor e ele está fora do ar. alguém teria os dicionários pra me passar ou então me mostrar onde posso encontrar?
orbigado!

É aquele servidor FTP do MTPS, cujo link está compartilhado acima? Acabo de acessar e está funcionando. Como já foi comentado, você precisa usar um gerenciador de arquivos ou um cliente FTP, pois os navegadores (Firefox, Chrome) não aceitam mais acessar FTP.

acabo de acessar e continua fora do ar. segui as orientações da página Microdados RAIS e CAGED
baixei o filezilla e dá a mensagem em anexo. semanas atrás funcionou direitinho, agora não… Capturar

@rafaserrao, você tem que configurar o FileZilla para usar o modo de acesso anônimo e sem TLS. Pela tela acima parece que ele está se conectando corretamente (“Resposta 220 Microsoft FTP Servicd”) e depois tentando ativar o TLS, e então falha. Eu nunca usei FileZilla, então não poderia te ajudar com isso – talvez outra pessoa com experiência nessa ferramenta possa te ajudar.

No gerenciador de arquivos do Ubuntu, funciona bem. Basta escolher se conectar anonimamente:

ftp-anonimo

O clicar “conectar” (“verbinden” – o meu sistema operacional está em alemão), é mostrada a estrutura de pastas do FTP:

Se você usa Windows, creio que o Windows Explorer também funcione, Mas também nesse caso não tenho como te passar instruções mais específicas, pois não uso Windows.

realmente algo de errado está ocorrendo, colega. tentei modificar as configurações e nada. não conseguiria me me enviar os dicionários/documentação por aqui ou email?
estou precisando terminar um trabalho com certa urgência e temo não ter tempo necessário para conseguir eu próprio baixar os arquivos…

consegui, augusto! obrigado pela ajuda!

1 curtida

Olá Hermann,

Os links que você compartilhou para solicitar o acesso a base de dados da RAIS não estão funcionando. Existe algum outro caminho?

Obrigada,
Marisa

Se você se refere aos links do GovData, sim, eles não funcionam mais. Mas eles nunca tiveram acesso direto aos dados, e sim apenas uma descrição das bases.

Acima tem o link para o FTP onde é possível baixar os dados de estatísticas da RAIS e CAGED. Também tem instruções de como acessá-los.

Obrigada Hermann! Na verdade eu gostaria das informações sobre como fazer o convênio para ter acesso aos dados sigilosos (para fins acadêmicos).

@marisa123, já tentou solicitar pelo gov.br?

Ainda não @herrmann
Vou tentar por esse caminho! Obrigada!

Alguém sabe quando será disponibilizado a base do Microdados RAIS 2020 ?

Pessoal, estou tentando baixar os dados no ftp usando filezilla, com as configurações recomendadas mas não vai de jeito nenhum
Alguem mais está com problema ou sabe como resolver?

você compartilharia a fonte de dados?

Acabei de testar no gerenciador de arquivos do Gnome, conforme o procedimento e imagens de tela que incluí em postagem anterior, e está funcionando.

Se você está utilizando Linux, basta seguir os passos daquela mensagem. Ou, se estiver usando Windows, é provável que o gerenciador de arquivos também funcione. Mas não tenho Windows para testar.