Dados abertos sobre acidentes aéreos

Em momentos de comoção nacional em decorrência de acidentes aéreos, além de se solidarizar com as vítimas, as pessoas procuram entender as razões que levaram ao acidente. Para isso, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) investiga todas as ocorrências, buscando identificar as causas.

O que poucas pessoas sabem é que o Cenipa foi um órgão público que, desde o início da política de dados abertos, foi um dos primeiros a ser transparente e disponibilizar dados sobre essas investigações. Os dados sobre os últimos dez anos podem ser encontrados no Portal Brasileiro de Dados Abertos:

https://dados.gov.br/dados/conjuntos-dados/ocorrencias-aeronauticas-da-aviacao-civil-brasileira

A frequência de atualização é anual, por isso ainda não existem nas planilhas informações sobre incidentes e acidentes aéreos ocorridos neste ano.

Por exemplo, o acidente aéreo que matou o jornalista Ricardo Boechat em 11/2/2019 foi investigado pelo Cenipa, o qual concluiu as investigações em 29/10/202 com um relatório que aponta como causa falhas de manutenção do helicóptero. Informações como esta podem ser encontrados na planilha:

1 curtida

Criei este repositório como exemplo de como explorar esses dados usando cadernos Jupyter:

Hey Hermann, tudo bem?
Estou muito interessado no seu modelo e gostaria de usá-lo para afiar minhas habilidades de Análise de Dados. Porém o banco de dados que você usou não está mais disponível e eu venho tentado baixá-lo sem sucesso. Você poderia me mandar o file ou link de compartilhamento?
Grato
Ryan

Olá, @Ryan, bem vindo a este fórum!

Acontece que, com a reforma que a CGU fez no portal em novembro de 2022, todos os links existentes se tornaram imediatamente links quebrados. Eles não criaram nenhum tipo de redirecionamento e as pessoas têm que se virar para encontrar os links novos.

Mas acabei de fazer esse trabalho e atualizei o link para o dataset na postagem original deste tópico.

Muito obrigado! Consegui acesso!