Categorias do fórum

Considerando que a pergunta mais comum nas comunidades de dados abertos √© ‚Äúonde encontro dados sobre X‚ÄĚ, decidi criar a categoria ‚Äúonde encontrar‚ÄĚ, para que possamos compartilhar essas experi√™ncias. Aquele dado que foi dif√≠cil de encontrar no site do √≥rg√£o p√ļblico, que precisou de navegar por menus e fazer 8 cliques para se chegar at√© o dado.

Você tem alguma outra sugestão de nova categoria? Se sim, coloque aqui a sua sugestão.

1 Curtida

Acho que a categoria de conceitos de dados abertos seria interessante. Poderíamos colocar aqui eventuais debates sobre o que significa dados abertos, sobre o que é e o que não é dados abertos, modelo 5 estrelas e por aí vai.

2 Curtidas

O que acham de uma categoria sobre An√°lises de dados abertos?

3 Curtidas

Acho v√°lido tamb√©m uma categoria relacionada √† metologias de avalia√ß√£o de dados abertos. Na literatura essas avalia√ß√Ķes s√£o classificadas em 3 categorias: avalia√ß√£o de impacto, avalia√ß√Ķes de implementa√ß√£o e avalia√ß√Ķes de prontid√£o.

1 Curtida

Concordo, recentemente descobrir que existem mais dos que os 8 princípios de dados abertos.

N√£o se formalmente mas pelo menos foi divulgado por um dos membros do grupo de trabalho de dados abertos. Segue o link:
https://sunlightfoundation.com/policy/documents/ten-open-data-principles/

Eu acho que o assunto de avaliação merece um tópico sim. Porém criar uma categoria apenas para isso pode ser um pouco precipitado.

Inclusive, @herrmann, para uma discussão sobre categorias acho que precisa primeiro se discutir o conceito de categoria utilizado, e ainda termos mais clareza do escopo do fórum para não criarmos categorias muito específicas.

Voltando à sua ideia, @fredericopranto, quando eu li no grupo do Telegram que vc fez essa contribuição aqui eu imaginei um tópico já criado sobre isso. E acho que essa sua ideia valeria um tópico sem antes precisar discutir aqui sobre uma categoria pra isso :smile:

Por isso te sugiro criar esse t√≥pico. Com um t√≠tulo tipo: ‚ÄúLevantamento de Metodologias de Avalia√ß√£o de Dados Abertos‚ÄĚ. A√≠ vc j√° listava as que voc√™ conhece e questionava se conhecem outras; ou ent√£o puxava essa discuss√£o sobre os tipos. Qua acha?

Podemos montar uma lista colaborativa, não sei se seria o caso, mas há na literatura várias referencias, talvez seja importante para quem esteja trabalhando em algum artigo científico ou então queria aplicar alguma avaliação em algum portal de dados abertos.

Mais importante do que listar, acredito tamb√©m que seria divulgar as avalia√ß√Ķes j√° realizadas pela comunidade. A exemplo da ANP.

Pesquisando sobre isso agora, acabei de ver que j√° existe algum levantamento aqui:
http://wiki.dados.gov.br/Print.aspx?Page=Produto-GT-2-Modelo-de-Maturidade

Estou completando uma tabela com outras avalia√ß√Ķes para um TCC de um curso que estou finalizando.

1 Curtida

Augusto, voltando à problematização que fiz na resposta acima, eu acho precipitado se discutir categorias sem antes qualificar o problema. Se você acha que vale à pena fazermos isso proponho partirmos pra essa linha de discussão.

E eu acho que a melhor forma de criarmos as categorias ser√° com o uso mesmo, de acordo com a necessidade. Vai ficando percept√≠vel tanto a falta de categorias para t√≥picos sendo criados na categoria ‚ÄúSem categoria‚ÄĚ, quanto pela sobrecarga de alguma categoria que deveria ser dividida em 2. hehe

Sim. Por isso sugiro abrir um tópico só pra isso. :wink:

Sim, entendi agora.
Vi que vc criou um t√≥pico e identificou a necessidade de uma categoria relacionada ao t√≥pico. No caso, podemos fazer o mesmo para as avalia√ß√Ķes. Perfeito.

Pessoal, outra categoria interessante poderia ser ‚Äúempreedimentos com dados abertos‚ÄĚ, em que tratar√≠amos de iniciativas empreendedoras a nivel de startup ou de ONGs que tivessem nos dados abertos algo central de seus neg√≥cios. Como dois exemplos posso citar a JusBrasil (startup) e a OKFN-BR (ONG). Ser√° que algu√©m aqui tem interesse em criar algum neg√≥cio ou ONG desse tipo no Brasil? Ser√° qeu seria vi√°vel? Acho que essas s√£o quest√Ķes que poderiam ser discutidas nesse t√≥pico.

Como te respondi lá no grupo do Telegram, acho que você também deveria criar um tópico nesse assunto, se achar que é algo a se discutir.

Quanto a proposta de criar uma categoria pra isso, eu reforço o que respondi aqui: :point_down:t5:

Por isso eu sugiro pra gente deixar esse tópico de lado por um tempo enquanto o fórum ainda não tem um volume suficiente pra gente entender a forma de organização.

E sugiro que se algu√©m leu at√© aqui e est√° pensando em propor alguma categoria, que repense se n√£o √© o caso de j√° criar um t√≥pico sobre sua ideia. Ou ent√£o podemos seguir minha proposta de qualificar o ‚Äúproblema das categorias‚ÄĚ.

E ainda acho mais produtivo congelarmos esse t√≥pico por um tempo e focarmos em debatermos coisas pragm√°ticas. A inten√ß√£o de refletir sobre categorias √© boa mas acho que est√° confundindo o in√≠cio do uso da ferramenta. √Č o que t√ī percebendo‚Ķ :vulcan_salute:t5:

Este t√≥pico est√° fechado. Ap√≥s conversas entre os moderadores, conclu√≠mos por bem mudar a o processo de cria√ß√£o de novas categorias. Daqui em diante as categorias ser√£o criadas de forma mais org√Ęnica, de acordo com o uso e a necessidade de organiza√ß√£o do f√≥rum. :white_check_mark: