Banco de idéias?

Vou fazer uma sugestão aqui que talvez não tenha muito futuro (na verdade estou roubando/adaptando idéia que li em outro lugar):

Montar um banco de idéias relativo a possíveis projetos que possam ser realizados com base em dados abertos.

O objetivo seria possibilitar o encontro entre alguém que tem alguma idéia ou visão de algo concreto que possa ser feito com dados abertos (mas talvez não tenha tempo/conhecimento/vontade para fazer a implementação) e outra pessoa que eventualmente se interesse nessa idéia (alguém que tenha tempo/conhecimento/vontade necessários, mas não tenha uma idéia bacana do que fazer) e possa cuidar da implementação.

À moderação: fiquem à vontade para apagar o tópico se não for uma boa.

Acho que o fórum já é um espaço que pode ser usado para isso, não? Se alguém tiver uma ideia específica, pode criar um tópico sobre essa ideia e quem se interessar já vai interagindo e a coisa vai surgindo de uma forma orgânica.

Fique à vontade também para dar outras sugestões para melhorarmos o fórum.

Se já existe essa percepção sobre o fórum, seria totalmente desncessário este tópico mesmo. A idéia era só encorajar a manifestação de pessoas que eventualmente talvez pensassem que só lançar uma idéia, sem ter nenhum comprometimento em dar seguimento a ela, talvez fosse muito pouco para justificar uma postagem. E talvez também reunir todas as idéias lançadas em único tópico, para facilitar a consulta.

Também não sei se existem grandes idéias que estão só esperando alguém disposto a implementá-las, então talvez por esse viés também se mostre inútil o tópico.

Seria legal criar um github e usar as issues como sugestão, o que acham?

Olá, Leandro. Não entendi a sua proposta. As issues do Github são bastante úteis quando acompanham o código que está no repositório. Criar um repositório vazio para usar as issues como discussão não faria muito sentido.

E seriam sugestões sobre o quê? Se forem sobre melhorias e a organização do fórum, já temos esta área aqui.

1 curtida

Sim, entendi seu posicionamento. Acho que então deveríamos destacar o que são idéias e projetos e o que são só dúvidas ou discussões sobre projetos existentes. Digo isso pois um dos meus objetivos aqui no fórum é acompanhar a criação de projetos como o dos dados do covid do brasil.io por exemplo…

Sim, entendo. A minha impressão é que a estrutura atual do fórum atenderia a ambas as necessidades, já que as mensagens já são organizadas em tópicos. Se o tópico é sobre um projeto existente, pode servir para acompanhá-lo e discutir a sua evolução. Se é apenas uma ideia ou uma proposta, o tópico serve para discutir e elaborar melhor a ideia.

Se for necessário, podemos ainda discutir a criação de novas categorias, para organizar ainda melhor as mensagens e tornar mais fácil encontrar o que procura e a participação das pessoas. No ano passado foi decidido que a ideia era a gente ir criando os tópicos e, quando houvesse massa crítica suficiente, eles seriam organizados a posteriori em novas categorias. Mas isso não significa que tem que ser assim para sempre. Passado mais de um ano, podemos e devemos reavaliar como a medida tem funcionado e, se for o caso, ajustá-la.

Que tal falar em situações mais concretas? Houve alguma ocasião em que você tinha alguma sugestão sobre o fórum ou alguma ideia do que fazer com dados abertos e não encontrou um espaço para se expressar ou por algum motivo desistiu?

1 curtida

Em relação a proposta do fórum não tenho o que reclamar, sempre que precisei de ajuda fui atendido.
Na vdd são alguns detalhes visuais que me “incomodam” (é claro o que vou falar aqui é uma coisa totalmente pessoal e não expressa a opinião da maioria), mas em relação a cor da fonte junto ao quadradinho que destaca a categoria do tópico, deveria ser na mesma cor, pois a cor cinza se contrasta com a cor da fonte do título do tópico e meio que a categoria é ignorada automaticamente, principalmente quando se entra no site pela primeira vez.
Não sei se isso agrega algo para o fórum, pois parece insignificante em alguns aspectos, mas na minha opinião talvez melhoraria a experiência no site.

1 curtida

Concordo. Tanto que tenho observado que, às vezes, alguém cria um tópico novo sem colocá-lo em categoria nenhuma, mesmo ele sendo perfeitamente adequado a uma categoria existente. Daí depois acabo tendo que editar o tópico para colocá-lo na categoria. Este tópico aqui mesmo é um exemplo disso.

Podemos pensar em alguma forma de dar maior destaque à categoria do tópico. Se seria uma alteração no CSS, ou até colocar a página de categorias como página principal. Chegamos a deixar assim um tempo, mas aí no @nitai argumentou que isso pode limitar o tipo de discussão que pode aparecer. Que deixar sem mostrar as categorias de cara incentiva a criação de assuntos novos. Na época, eu concordei e deixamos assim, como está hoje.

1 curtida

Sim, pensando bem, tirar os viés das categorias foi o ideal.
Em relação ao ponto desse post, poderiam ser adicionadas categorias de projetos em 3 níveis talvez?

  • ideia de projeto;
  • planejamento do projeto;
  • execução do projeto.

Entretanto, vale enfatizar que o github possui uma ferramenta de gestão de projetos o que de certa forma meio que reduziria a necessidade de 3 categorias de projetos somente para 1 (categoria projetos), e então dentro do tópico se colocaria o link para o projeto (da forma como já se faz com os repositórios do git).
Percebe-se que este tópico tornou-se mais um brainstorm de minha parte, peço desculpas ao autor…

Me parece ser suficiente deixar as discussões sobre ideias e projetos rolarem normalmente. Quando e se algum deles começarem a tomar forma, o caminho natural é criar um repositório em algum lugar (Gitlab, Github, etc.) e fazer a gestão de projetos por lá. O modelo de fórum, com a ferramenta Discourse, não é o meio ideal para isso.

1 curtida

Sem stress. Na verdade, agradeço pelas contribuições tuas e do herrmann.

Quanto à matéria inicial do tópico, em tendo ficado claro que não se materializaram e não se materializarão, ao menos em curto prazo, idéias em quantidade suficiente a justificar a formação de um “banco de idéias”, eu me contentaria em dar por encerrado o assunto.

1 curtida