💬 Apresente-se ao dadosabertos.social

Olá! Acabou de conhecer o fórum e está experimentando o conteúdo? :mag: Ou já lê e acompanha há bastante tempo, mas acha que nunca houve nada que tivesse vontade de escrever? :pencil2:

Qualquer que seja o seu caso, apresente-se aqui. :speech_balloon: Conte-nos um pouco da sua trajetória, :footprints: como conheceu e por que se interessou por dados abertos, o que você faz ou já fez, seja relacionado a esta temática ou não. Este espaço é destinado a isso, para que as pessoas que compartilham interesses em comum possam se conhecer e, quem sabe, estabelecer novos contatos e crescer a comunidade. :brick:

2 curtidas

Vou começar me apresentando. Tentarei resumir uma longa trajetória relacionada a dados abertos, por isso o meu texto é um pouco longo. Mas, por favor, fiquem totalmente à vontade para se apresentar, mesmo que com mensagens curtas contando apenas o que você faz e qual é o seu interesse em relação a dados abertos.

Começando pela minha formação, sou bacharel em Matemática Computacional pela UFMG e mestre pela Universidade Católica de Brasília. Atuo como servidor público desde 2004. Mais informações sobre mim estão no meu perfil (sabia que você pode preencher seu perfil no fórum? Clique a bolinha no canto superior direito com as suas iniciais, depois selecione “preferências” e “perfil”. Inclusive ganha um emblema quem faz.) e no meu site herrmann.tech.

Meu interesse pelos dados abertos se iniciou em 2009, ano de lançamento dos portais data.gov (dos Estados Unidos) e data.gov.uk (do Reino Unido). Quando descobri que ambos os portais haviam sido feitos usando um software livre, o CKAN, tomei a iniciativa de traduzi-lo, pela primeira vez, para o português do Brasil. Comecei a participar da lista de e-mails Transparência Hacker, um coletivo onde as pessoas interessadas por dados abertos e transparência pública se juntavam na época. Também comecei a me envolver em outros projetos da Open Knowledge Foundation, com o Open Data Day e iniciativas como, por exemplo, o dataportals.org, que procura ser um índice de portais de dados abertos ao redor do mundo, e o publicbodies.org, que visa coletar informações gerais sobre todos os órgãos públicos.

Pouco depois, em 2010, surgiu a oportunidade de ir trabalhar no Ministério do Planejamento, após ter sido aprovado em outro concurso, e ajudar a idealizar, construir e implementar uma política de dados abertos para o governo federal. Entre 2010 e 2018, criamos e cuidamos da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos – INDA, seu Comitê Gestor e suas normas; capacitamos cerca de 2 mil pessoas, sendo a maior parte delas servidores públicos, sobre diversos temas relacionados a dados abertos; estruturamos a Política de Dados Abertos do poder executivo federal com o Decreto 8.777/2016; criamos o portal dados.gov.br de maneira colaborativa; apoiamos a elaboração de dezenas de Planos de Dados Abertos de órgãos e entidades federais; trocamos experiências e apoiamos a criação de políticas de dados abertos em governos locais e integramos seus portais de dados ao dados.gov.br; entre outros.

Após 2019, a CGU assumiu a responsabilidade pela política e pelo portal de dados abertos no governo federal. Parei de atuar com dados abertos em nível central, mas, de certa forma, continuo atuando até hoje com dados abertos, dentre outras atribuições, organizando e implementando a publicação de alguns dos conjuntos de dados abertos da Secretaria de Gestão do Ministério da Economia. Para conhecer quais são esses dados, veja o evento que apresentamos no Open Data Day de 2022.

Além disso, em 2019 o @nitai e eu criamos este fórum para tentar organizar melhor o conteúdo que era discutido no grupo @dadosabertos no Telegram, o qual nós também havíamos fundado em 2016 após um Open Data Day.

2 curtidas

Bom dia! Eu ja acompanho o fórum ha algum tempo porem estava cadastrada com outro e-mail de uma empresa a qual não trabalho mais.
Sou física e professora, porem trabalhei em tecnologia por 20 anos e depois n área de ciência de dados, voltada pra área financeira. Hoje tenho uma startup de ciência de dados junto com meu filho que é PHD em Engenharia da Informação pela Universidade de Virginia.
Nossa startup chama-se Sua Rua (www.suarua.com.br) e focamos no setor imobiliário e financeiro. Muito obrigada pela gestão deste site tão importante pra todos.

1 curtida

Que legal, @Cristina_Haselmann! Imagino que vocês usem na Sua Rua algumas fontes de dados que são dados abertos. Havendo qualquer dificuldade em encontrar ou usar esses dados, não hesite em compartilhar aqui no fórum.

E obrigado pelo feedback. É sempre bom saber que o compartilhamento de informações aqui tem sido útil para mais alguém. :blush:

Uma postagem foi mesclada em um tópico existente: :stethoscope: Como obter e tratar Dados do Datasus

Olá, sou doutorando na área de Administração de Empresas/ Negócios Internacionais, e descobri este fórum quando estava buscando dados sobre CNPJs, mais especificamente dados relacionados a exportações feitas por empresas brasileiras. Não sei se há algum tópico específico sobre este tema, caso tenham alguma dica de onde conseguir dados relacionados a ele ficarei muito grato. E, independentemente disso, creio que poderei aprender muito por aqui sobre o uso de dados abertos.
Abraços,

1 curtida

Olá, Fernando, seja bem vindo a este fórum! Se procura dados abertos, você veio ao lugar certo.

De fato, creio que esse é um tema que ainda não foi discutido aqui no fórum. Sei que o Ministério da Economia (a parte que antes era chamada de Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e deve voltar a ser assim a partir da semana que vem) publica estatísticas de exportações brasileiras a partir de dados do Siscomex.

O Portal Brasileiro de dados abertos foi reformulado recentemente e as coisas não ficaram nada fáceis de se encontrar. Mas depois de algum tempo procurando acabei conseguindo encontrar esses dados aqui:

https://dados.gov.br/dados/conjuntos-dados/estatisticos-do-comercio-exterior-brasileiro-de-bens

Porém não os baixei para conferir se estão acessíveis e/ou atualizados. Caso tenha alguma dúvida sobre eles ou como utilizá-los, gostaria de sugerir que você crie um novo tópico no fórum específico para discuti-los, já que este aqui é para as pessoas se apresentarem e receber as boas vindas.

Editado em 2/6/2023: foi publicado hoje um decreto sobre a divulgação das estatísticas oficiais do comércio exterior.

1 curtida

Olá e, antes de tudo, parabéns por essa bela iniciativa @herrmann. Envio aqui minha apresentação atrasadíssima, mas queria explorar melhor o ambiente e estive visitando vocês em doses homeopáticas devido às correrias cotidianas.

Quanto a mim, fiz o bacharelado em Física na USP da capital paulista há um tempinho atrás, pouco depois da era da pedra lascada. Mais tarde fui trabalhar numa importadora em Piracicaba e onde cursei meu MBA em Administração Estratégica da Produção, Qualidade e Inovação (nominho grande), pela Unimep. E durante a pandemia, perdendo o emprego vim para Franca, interior de SP, onde continuo até o momento.

Nisso, entre um bico e outro voltei a rever programação e então me toquei do tempo que havia perdido, sendo que já possuía alguns dos skills para a área de dados. Então decidi me dedicar a isso, realizar 5 anos em 1, praticamente. Após um planejamento e muito estudo, embora ainda desempregado dentro do meu planejamento, atualmente estou cursando a formação cientista de dados da DSA e comecei como voluntário no Instituto Health Lake, cuja proposta é a divulgação de dados na área de saúde. Inclusive, já vi uma discussão aqui fórum sobre o DataSUS. Portanto, creio ser o Dados Abertos um ótimo local para troca de conhecimentos.

1 curtida

Olá, Danilo, seja bem vindo!

Eu também cheguei a cursar bacharelado em Física na UFMG, mas abandonei o curso e depois acabei fazendo o bacharelado em Matemática Computacional na mesma universidade. No campo da ciência de dados sempre foi muito comum as pessoas terem formação em outras áreas, especialmente nas chamadas ciências exatas.

O importante é estar sempre estudando e aprendendo mais e também manter um portfólio para mostrar o que você já fez com dados. Então você parece estar trilhando o caminho certo. Esse Health Lake que você mencionou é o da Amazon?

1 curtida

Foi mais inteligente que eu na faculdade rsrs… Brincadeiras à parte, só lamento não ter ingressado na área de dados antes, mas foi por falta de conhecimento mesmo. Minha sorte é que já estudava uma coisa ou outra de programação por hobby, então facilitou quando decidi traçar essa nova trilha.

Bem, vou deixar o link do Health Lake, não é da Amazon, não. Como estou colaborando só há 3 meses, ainda estou me inteirando das coisas por ali. Contudo, sendo as atividades mantidas quase que na totalidade por voluntários apaixonados por dados, manter uma ponte com o que vocês apresentam aqui pode ser muito legal. Grande abraço!

Segue o link abaixo:
https://healthlake.com.br/

1 curtida

Bom dia, pessoal. Estou chegando agora, então vou me apresentar.

Meu nome é Giovane Caruso, sou gestor de comunicação da Base dos Dados, ong que trabalha para universalizar o acesso a dados de qualidade :green_heart:. Trabalho com mídia e gestão, mas tenho bastante entusiasmo pelo debate sobre dados abertos e transparência pública no Brasil. Além de querer aprender mais sobre esses temas, estou estudando comunidades virtuais dentro desse nicho. Se alguém conhecer outras, adoraria recomendações.

Acho que muitos aqui devem conhecer a BD, se não, eu super recomendo conferir: https://basedosdados.org/

2 curtidas

Olá Giovane, seja bem vindo!

Conheço a Base dos Dados desde que era apenas uma ideia do @rdahis. Desde então sempre recomendo como uma ferramenta onde se encontra dados com curadoria, qualidade e facilidade. Com a ressalva de que está na infraestrutura do Google e todas as vantagens e desvantagens em decorrência disso. Legal ver que ela cresceu e já conta com uma equipe!

Obs.: sua mensagem estava em duplicidade e tive que apagar uma delas. O fórum permite editar as postagens já feitas, caso perceba depois alguma correção necessária.

Olá, um salve a todos.
Encontrei recentemente o portal e achei muito bacana. Ótima iniciativa @herrmann .

Trabalhei como programador Java e Javascript num banco. Nos últimos dois anos tenho mergulhado no mundo dos dados, trabalho com SAS no momento, finalizando uma especialização em Data Science, e por conseguinte, caminhando com as linguagens R e Python.
Trabalhando num artigo sobre identificação de clusters espaciais de candidatos ao legislativo usando a base de votação do TSE.

Estou buscando projetos onde possa contribuir com os conhecimentos aprendidos na especilização. Precisando de ajuda, podemos colaborar.

Abraço.

1 curtida

Salve, @walves, bem vindo!

Bacana a ideia do seu projeto sobre candidatos ao legislativo. Quando puder, compartilhe conosco aqui também!

Se você procura também outros projetos em software livre relacionados a dados abertos para contribuir, temos também uma lista aqui:

1 curtida

Olá! Me chamo Luísa, trabalho no planejamento do estado do Piauí e estou concluindo mestrado em planejamento urbano e regional. Passei a lidar com dados na conclusão da dissertação, é algo novo, mas que pretendo me aprofundar. Pesquiso desigualdade regional ligada a produção de commodities. (HELP!)

É isso. Adorando o espaço construído aqui. :slight_smile:

2 curtidas

Olá, Luísa, bem vinda!

Como você estuda a produção de commodities, imagino que você já esteja familiarizada com os dados da Pesquisa Industrial Mensal do IBGE. Se tiver alguma dúvida, sugestão ou quiser discutir algum assunto em particular, sinta-se à vontade para criar um novo tópico sobre o assunto.

Obrigada @herrmann . Na verdade, não estou não. Pesquiso a produção de soja no sul do Piauí. A questão é justamente se há valor agregado nessa produção. Mas, agora que vc mencionou, vou dar uma olhada pra ver o que tem de dados pro estado.