O Encontro Aberto para uma Região Aberta (AbreLatam) e a Conferência Regional para Dados Abertos da América Latina e Caribe (Condatos) são os principais eventos da América Latina sobre dados abertos. Eles acontecem sempre simultaneamente, sendo um organizado pela sociedade civil e outro por governos. Em 2024, os eventos serão sediados pela primeira vez no Brasil. A Open Knowledge Brasil ficará responsável pela Abrelatam e a CGU pela Condatos. Mais informações podem ser encontradas nos anúncios das respectivas instituições:
As edições passadas foram no México (2014), Chile (2015), Colômbia (2016), Costa Rica (2017), Argentina (2018), Equador (2019), Panamá (remoto em 2020), online (2021), República Dominicana (2022) e Uruguai (2023).
3 curtidas
Olá, @fecampa, parabéns pela iniciativa de trazer esses importantes eventos para o Brasil pela primeira vez. Será a oportunidade de muita gente participar deles pela primeira vez!
Já estão definidas as datas e a cidade onde ocorrerão os eventos?
@herrmann, será em Brasília, no fim de novembro (as datas certinhas ainda não forma confirmadas pois dependem do local, o que ainda está em definição).
1 curtida
@haydee_svab, fiquei meses procurando saber quando seria o evento e perguntando a várias pessoas, inclusive dentro do Ministério. Ninguém nem sabia da existência desse evento. Fiquei sabendo agora, por acaso, por uma pessoa que me avisou.
As datas já estão definidas: de 3 a 6 de dezembro de 2024. O Condatos e o Abrelatam serão trilhas dentro de um evento maior chamado América Aberta:
https://americaaberta.org/
Além desses, serão trilhas também o Coda.br, a Semana Dados BR e o Encontro de Governo Aberto.
A chamada para propostas de atividade estão abertas, mas infelizmente o prazo é só até amanhã. Muito ruim ficar sabendo por acaso e apenas na véspera do fim do prazo. Espero que seja prorrogado para que as pessoas tenham tempo de se preparar.
Segue o link com mais informações sobre o evento:
https://ok.org.br/noticia/america-aberta-chamada-de-atividades-para-programacao-ja-esta-no-ar/
O prazo da chamada de atividades se ecerra hoje, 13/9/2024.
1 curtida
@herrmann, sinto muito que essa informação só tenha chegado em você agora…
Acho que vale esclarecer que o ponto focal do governo no comitê local de organização é a CGU, que ficou de fazer as devidas divulgações para entes públicos nacionais. Nós temos utilizamos nossa rede com sociedade civil, site, redes sociais, participação em eventos, mailings e etc. mas somos apenas uma ONG - com recursos escassos e limitados.
De toda forma, estamos vendo a possibilidade de adiar um pouco sim
Que bom! Tomara que o prazo seja prorrogado mesmo. Seria uma pena ficar de fora.
A Secretaria de Gestão e Inovação (SEGES) concentra vários sistemas estruturantes, que contêm dados de todos os órgãos e entidades do poder executivo federal. Praticamente todos já são ou estão em vias de serem publicados como dados abertos. Seria uma pena perder a oportunidade de apresentar algo do que fazemos em um evento como a Condatos. E também de participar da Abrelatam e demais eventos relacionados.
1 curtida
Conseguimos um adiamento de 2 dias - torço para que dê tempo!
Obrigado!
Infelizmente não será suficiente. Pois são 2 dias não úteis e seria necessário articular com as áreas de negócio responsáveis no ministério, ouvidoria, etc. E nenhuma delas funciona no fim de semana.
Se fosse uma proposta individual, eu faria com certeza no fim de semana.
Entendo… Olha, além do Condatos, do Coda.Br, da Semana Dados BR e do Encontro de Governo Aberto, teremos também entre os eixos o Abrelatam - Encontro Aberto para uma Região Aberta, cuja programação é formada mais livremente no decorrer do próprio evento e onde participantes podem contribuir com ideias para a construção da agenda daquele dia.
Acho que pode ser uma possibilidade interessante de participação para avaliarem
De toda forma, espero te encontrar em dezembro pelo América Aberta!
1 curtida
Obrigado pela dica! Com certeza eu vou ao evento, mesmo que seja só para assistir. Então de qualquer forma nos encontraremos lá. Vamos ver se a gente consegue propor alguma coisa para o Abrelatam, então.
1 curtida
O evento é na semana que vem, de terça a sexta-feira. Estarei lá!
Deem uma olhada na programação do evento, tem muita coisa boa:
https://atividades.americaaberta.org/2024/schedule/
Oficina de dados abertos TransfereGov
Inclusive vou ministrar uma oficina sobre como usar os dados abertos do TransfereGov para analisar dados de emendas parlamentares. O título da oficina é Entendendo as Emendas: como usar dados abertos do TransfereGov.
A oficina contará com um laboratório em Jupyter Lite que pode ser acessado no link:
Quando: 2024-12-04T12:00:00Z
Onde: Sala 8, Instituto Serzedello Corrêa, Brasília, DF
No momento, na Abrelatam (América Aberta), o Particio del Boca da Open Knowledge está apresentando o Open Data Editor, uma ferramenta livre para a qualificação e publicação de dados abertos.
Além da documentação dos dados abetos, a ferramenta também dispõe de IA para ajudar a criar as descrições de tabelas e colunas, por exemplo.
Muito interessante a apresentação do @belisario acontecendo agora no América Aberta intitulada “Texto, áudio e imagens: usando modelos de IA gratuitos e de código-aberto com dados não-estruturados”. Slides da apresentação: