A nova versão do Portal Brasileiro de Dados Abertos foi lançada e já está no ar.
Não sei a opinião de vocês quanto ao novo site, mas eu percebi diversos problemas graves:
- A API do CKAN não está mais disponível, quebrando integrações existentes, seja de consumidores seja de publicadores de dados.
- Não foi criado nenhum redirecionamento, nem de conjuntos de dados, nem de notícias, nem de páginas de conteúdo, transformando imediatamente milhares de links em links quebrados.
- Muitos desses conteúdos não estão nem mais disponíveis (ex. notícias antigas, página explicando o que são dados abertos, as leis e princípios dos dados abertos, etc., sendo que vários desses links são referenciados por muitos outros sites, fóruns, etc.). A área de notícias foi esvaziada e nenhum conteúdo preexistente foi migrado, isto é, todas as notícias anteriores, o histórico do que se fez em dados abertos na última década, ficou perdido.
- Vários links no rodapé, como “notícias”, “sobre” e outros estão quebrados.
- Conjuntos de dados descontinuados (excluídos) voltaram a aparecer na busca.
- As descrições dos conjuntos de dados e dos recursos não aceitam mais markdown como antes, então a formatação de texto que existia fica perdida.
- Não há mais a possibilidade de configurar pré-visualizações dos dados, como gráficos e tabelas, que o CKAN oferecia.
- A busca não oferece nenhum tipo de filtro. Antes era possível filtrar por órgão publicador, formato, tag, etc.
- As etiquetas (tags) não são clicáveis. Até porque não existe mais busca por tag. As tags se tornaram algo inútil.
- Ao escolher uma organização (algo difícil, pois agora ficou como uma opção quase escondida no “menu-sanduíche”), não é possível realizar uma busca só nos datasets daquela organização. Só é possível listar um a um e ir passando as páginas. Para organizações com centenas de datasets, é muito difícil encontrar qualquer coisa.
- O site não explica mais o que são “conjuntos de dados” e “recursos”.
- Não há mais FAQ, respostas a perguntas frequentes.
Provavelmente há ainda outros problemas, esses são os que ficaram mais evidentes em pouco tempo de experimentação que eu tive.