Oi Fibra tem dataset de condomínios por municipalidade?

Impressionei-me com um recurso no processo de busca por disponibilidade por endereço no site Oi Fibra: Ao digitar o logradouro e número, se o site identificar um condomínio naquela numeração, ele informa uma lista de unidades e blocos daquele prédio. De onde esses dados são trazidos? Sabem informar?

Vejam: https://oinovafibra.oi.com.br/fibra/s/checkout-internet
Captura de tela 2022-07-08 211845

1 curtida

Pode ser que faça parte do processo que a empresa tem ao instalar o cabeamento na rua fazer o mapeamento de quais são os condomínios e blocos lá estão. Faria sentido para o negócio e não é uma informação difícil de coletar, para quem está in loco. Ter os números dos apartamentos é que surpreende.

Talvez busquem essa informação junto aos síndicos, de alguma forma. Outra potencial fonte de informação seriam os Correios, ou empresas de entregas de encomendas ou refeições por aplicativo, que têm um grande volume de entregas em apartamentos. Mesmo assim, não seriam todos os apartamentos. Enfim, só temos como especular sobre a origem dos dados, que certamente não são dados abertos.

1 curtida

Sim, minha suspeita é sistema legado da telefonia fixa de cobre, quando tinham que catalogar predios, mesmo em locais que nao ativavam serviço. Eu moro bem longe de onde eles atendem aqui em Fortaleza-CE, mesmo assim eles sabem que aqui é um condominio com 10 unidades/apartamentos. Impressiona.

Outra possibilidade é que tragam de sistemas de dados abertos/transparencia da prefeitura, atraves do cadastro de IPTU, mas não achei disponivel publicamente da minha cidade e de muitos interiores.