[Off-topic] Google reCAPTCHA em sites da adm. pública (Fala.BR e outros)

Só por curiosidade, gostaria de saber se mais alguém se sente incomodado com o fato de diversos sites da administração pública (federal) usarem o Google reCAPTCHA como modo de evitar “robôs” (acessos automatizados). Outros tipos de chamadas a sites de terceiros - como, por exemplo, chamadas ao Google Analytics - podem ser “desligados” de uma ou outra forma, mas não tem muito como fugir do reCAPTCHA, e me parece meio estranho ter que submeter meu desejo de obter alguma informação de um orgão público ao prévio crivo de uma empresa privada, especialmente quando se trata de uma empresa que coleta dados do usuário…

Mais alguém?

1 curtida

Sim, muita gente se incomoda com a utilização de captchas (inclusive o reCAPTCHA) em sites públicos. Inclusive, no início deste ano a Open Knowledge Brasil protocolou uma denúncia junto ao TCU a respeito do assunto.

2 curtidas

Muito obrigado pela resposta! Eu acho que até que já tinha visto essa notícia, mas nem lembrava mais dela. Dá pra ver que mencionaram, na denúncia, a questão do Google reCAPTCHA (em específico) pelo prisma da LGPD e do Marco Civil da Internet. Não exaure, a questão, do meu ponto de vista, mas já acho ótimo.

Além de toda a questão de ser uma barreira de acessibilidade e de impedir usos legítimos de robôs, os CAPTCHAs ainda me incomodam por saber que, ao preenchê-lo, estou trabalhando de graça para treinar os algoritmos de aprendizagem de máquina proprietários das maiores empresas do mundo.

Verdade. Eu tinha pra mim mais a questão da privacidade mesmo, mas o seu também é um excelente ponto.