Indice GINI de municípios brasileiros

Meu objectivo é criar uma visualização que mostra o histórico de desigualdade nos municípios brasileiros. Acredito que o índice GINI seja o melhor.

Só consigo encontrar índice GINI de cada municípios no ano de 1991 no site do SIDRA: https://sidra.ibge.gov.br/pesquisa/censo-demografico/series-temporais/series-temporais/.

Alguém sabe de outro lugar onde possa tentar encontrar o índice calculado nessa década?

Se você usar a busca (ícone da lupa), vai encontrar várias outras séries no Sidra que medem o índice de Gini. A Tabela 1167 tem dados de 1991 a 2011, com alguns “buracos”. Já a Tabela 5801 tem até o ano de 2015. Mais recente que isso eu não encontrei. Talvez valha a pena entrar em contato com o IBGE para saber se esse índice foi mesmo descontinuado, ou por que não continuaram a produzi-lo com base nos dados da PNAD.

1 curtida

Muito obrigada pela ajuda! Fiz essa visualização inicial com os dados dessas tabelas enquanto espero o IBGE sobre porquê eles não calculam mais o GINI por Estado/Município

.

4 curtidas

Ficou muito boa essa visualização, parabéns! :clap: :clap: :clap:

Se posso dar uma sugestão, é indicar em algum lugar o período retratado, nem que seja em uma legenda ou anotação. Olhando somente o gráfico não tem como saber em qual período ocorreu essa mudança.

1 curtida

Adorei a dica! Vou deixar mais claro. Queria incluir mais anos quando terminar de sanitizar os dados que eu estou procurando.

2 curtidas

Parabéns pela visualização. Ficou bem legal. Se me permite, sugiro incluir algum link para metadados, para explicar o conceito de Índice de Gini. O IBGE tem esse vídeo interessante: ODS #10: Redução das desigualdades • IBGE Explica - YouTube . Acredito que você está usando o índice de Gini da distribuição do rendimento mensal, que era medido pela PNAD, mas, agora não está mais sendo calculado, devido às mudanças metodológicas na pesquisa. E, se não temos Censo Demográfico, não teremos dados atualizados para os munícipios.

2 curtidas

O gráfico ficou incrível! :clap:t4: :clap:t4: :clap:t4: :clap:t4:
Alguém saberia dizer como fazer algo semelhante no R? Tentando aqui, ainda não consegui .