Indice GINI de municípios brasileiros

Meu objectivo é criar uma visualização que mostra o histórico de desigualdade nos municípios brasileiros. Acredito que o índice GINI seja o melhor.

Só consigo encontrar índice GINI de cada municípios no ano de 1991 no site do SIDRA: https://sidra.ibge.gov.br/pesquisa/censo-demografico/series-temporais/series-temporais/.

Alguém sabe de outro lugar onde possa tentar encontrar o índice calculado nessa década?

Se voc√™ usar a busca (√≠cone da lupa), vai encontrar v√°rias outras s√©ries no Sidra que medem o √≠ndice de Gini. A Tabela 1167 tem dados de 1991 a 2011, com alguns ‚Äúburacos‚ÄĚ. J√° a Tabela 5801 tem at√© o ano de 2015. Mais recente que isso eu n√£o encontrei. Talvez valha a pena entrar em contato com o IBGE para saber se esse √≠ndice foi mesmo descontinuado, ou por que n√£o continuaram a produzi-lo com base nos dados da PNAD.

1 Curtida

Muito obrigada pela ajuda! Fiz essa visualização inicial com os dados dessas tabelas enquanto espero o IBGE sobre porquê eles não calculam mais o GINI por Estado/Município

.

2 Curtidas

Ficou muito boa essa visualização, parabéns! :clap: :clap: :clap:

Se posso dar uma sugestão, é indicar em algum lugar o período retratado, nem que seja em uma legenda ou anotação. Olhando somente o gráfico não tem como saber em qual período ocorreu essa mudança.

Adorei a dica! Vou deixar mais claro. Queria incluir mais anos quando terminar de sanitizar os dados que eu estou procurando.