Datashades.info: informações sobre portais que usam CKAN

Foi lançado hoje um novo projeto da comunidade CKAN: datashades.info. Conforme explicado na postagem no blog da Open Knowledge, nele você pode consultar informações sobre qualquer portal que usa o CKAN: quantidades de conjuntos de dados e de recursos, usuários, organizações, licenças, tags, etc.

Ao pesquisar um portal, se ele já não existir no banco de dados, ele passará a ser monitorado periodicamente. É possível ver, inclusive o histórico e a evolução dessas métricas ao longo do tempo. É uma ferramenta muito interessante para facilitar o acompanhamento das políticas de dados abertos!

2 curtidas

Uma tradução desse texto para português está disponível no blog da Open Knowledge Brasil:

https://br.okfn.org/2019/10/16/apresentando-datashades-info-um-servico-a-comunidade-ckan/

Pelo portal DataShades é possível ver que os conjuntos de dados do portal dados.gov.br diminuíram recentemente de cerca de 11 mil para cerca de 10 mil.

datashades-dates

Alguém tem ideia do que ocasionou tal redução?

Alguém saberia informar se esse mapeamento está atualizado?

Em março deste ano eu perguntei e me responderam que o projeto ainda era suportado.

Você encontrou alguma discrepância, @georgevbsantiago?

Vendo o gráfico com o número de datasets no dados.gov.br, é possível ver que ele continuou a ser atualizado no tempo pelo site Data Shades.

datashades-dates

Também pode-se perceber que, após a queda na quantidade de datasets ocorrida em março, o portal dados.gov.br nunca mais recuperou a quantidade que havia antes, de cerca de 11 mil conjuntos de dados. Hoje mesmo está com 10.429:

dados-gov-br-datasets-out-2021

Identifiquei divergências pontuais, ao tentar acessar o link de referência no gráfico. Ex: Em relação ao Portal de Dados Abertos de Pernambuco, é indicado o link: Bem vindo - CKAN, mas o correto seria: Dados Abertos – Portal da Transparência
Como disse, são questões pontuais. Talvez até tenha um motivo para isso que eu desconheça.

Acredito que seja porque, por trabalhar com portais de CKAN no atacado, eles peguem o link que leva à API do próprio CKAN, em vez da roupagem de apresentação que alguns portais colocam para ficar mais apresentável ao cidadão.