Dados sobre o preço da terra no Brasil

Pessoal, vocês conhecem algum site que monitore informações sobre o preço da terra no Brasil (meu foco principal é Amazônia). Preciso saber a variação diária e também ter acesso a uma série histórica.

1 curtida

Olá, Fernanda, seja bem vinda ao fórum!

Para dados sobre imóveis rurais, conheço o cadastro ambiental rural, mas acho que ele não tem dados sobre os preços dos imóveis.

Talvez apenas os cartórios tenham essa informação, já que ela deve constar no registro do imóvel, e as receitas estaduais, já que têm que coletar o imposto. Como o seu foco é a Amazônia, são menos estados a procurar. Talvez um caminho possa ser fazer pedidos de acesso à informação às Secretarias de Fazenda dos Estados amazônicos. Mas, se conseguir a informação, provavelmente será apenas em dados agregados, e não individuais de cada imóvel, por questões de privacidade.

Olá @nandawenzel , meu chute vai na linha da resposta do @herrmann, acredito que só encontrará dados abertos agregados. Bom lembrar que preço é um valor dinâmico e dependente da curva oferta/procura do local, da metodologia de agregação, etc. cheio de variantes na Microeconomia.

O “preço de verdade” do imóvel no Brasil é uma coisa tradicionalmente diferente do registrado, é “escondida” entre as partes que negociam, para não sobrecarregar o imposto e demais custos de transação.

Na FGV existem séries temporais para quase tudo, vale sondar (ex. pessoal que lida com índices de preços de imóveis). A título de comparação vale buscar alguma iniciativa menos acadêmica… Outro dia alguém comentou que pode solicitar por e-mail para “Bolsa de Imóveis do Estado de São Paulo”, bolsa@bolsadeimoveis.com.br, que deve ter dados desde ~1940. Outros estados vai ser mais difícil pois são menos organizados.

1 curtida

Muito obrigada @ppkrauss e @herrmann!

Em razão da cobrança do imposto sobre transmissão de bens imóveis (ITBI) ser de competência municipal, esses entes devem possuir os dados sobre o “valor venal” em razão da cobrança do tributo. Em função disso, é possível tentar solicitar acesso a essas bases de dados diretamente nos entes municipais.

2 curtidas

@nandawenzel sugiro pesquisar pela expressão “planta genérica de valores imobiliários”, é a base do cálculo do IPTU e ITBI, talvez existam trabalhos sobre a Amazônia.