Dados por indivíduo não identificados sobre votação nas eleições presidenciais

Pesquisei e não encontrei nada, mas se alguém souber de algo agradeço a informação.

É possível ter acesso a fados por indivíduo não identificados sobre a votação nas eleições presidenciais relacionados ao CBO (Classificação Brasileira de Ocupações)?

Até onde sei, o maior nível de agregação dos dados eleitorais disponibilizados pelo TSE é o da urna eleitoral, não sendo divulgados os dados por indivíduo por conta do risco de identificação por atributo e também nos que já utilizei nunca encontrei variável que pudesse indicar a ocupação do indivíduo.

Acredito que este tipo de informação não exista, Alexsandro. Até onde sei, dados sobre exercício do voto sequer são compartilhados com o IBGE pra fins estatísticos (por lei, o IBGE tem direito de acesso a diversos dados não anonimizados para produzir o censo e outros estudos e é obrigado a manter este sigilo).

Eu imagino que a urna eletrônica brasileira registra o voto anonimamente. Após o mesário conferir a admissibilidade do eleitor, não há associação do voto com o votante. Se não fosse assim, haveria uma enorme brecha de segurança, que poderia revelar o histórico de votação de um eleitor. A melhor forma de prevenir a violação de dados é não coletá-los em primeiro lugar.

1 curtida