Dados energéticos da ONS

Olá, gostaria de uma ajuda (opinião) de vocês quanto à solicitação de ajuste de dados de uma base de dados energéticos da ONS. Os dados são muito úteis só que a organização dos mesmos (ao baixar) não são tão eficazes, segue uma lista de características sobre os dados:

Prós:

  • Os dados são disponibilizados através da plataforma tableau;
  • Os dados são visualmente bem organizados;
  • Os filtros são bem aplicados e a plataforma possui uma ótima agilidade;
  • Os dados podem ser baixados em formato CSV.

Contras:

  • Não é possível baixar arquivos muito extensos (pelo menos quando tentei baixar um arquivo com alguns gigabytes não deu);
  • Os dados não possuem uma API (pelo menos não achei);
  • Há uma coluna de dados faltantes referente ao código da usina (o que é essencial já que possuem usinas diferentes com nomes iguais);
  • Os nomes das colunas não seguem um padrão de formato;
  • Não sei o porque deles usarem os nomes dos estados sem acento e maiúscla (acredito que pela codificação), mas não é nada organizado.
  • Alguns nomes de usinas ao baixar ficam estranhos por exemplo a usina “R & F” fica “R& amp;F” (sem o espaço, pois o editor corrige para R&F), não sei é problema e digitação ou de codificação, entretanto ao abrir o documento já testei várias codificações e continuou a mesma coisa.

Os códigos das usinas não possuem na plataforma tableau da ONS, mas ela está disponível consultando uma outra fonte de dados da SIGA (ANEEL) mas seria ótimo se os dados requisitados no tableu da ONS contivesse a coluna CEG (referente ao código da usina) por ser uma característica única da mesma.

Como pretendo fazer a solicitação de aprimoramento dos dados?
R: Utilizando o portal Fale Conosco da ONS.

Obs: minha solicitação será em específico aos dados históricos de geração de energia, mas creio que as críticas sejam válidas para outras categorias.

Meu pedido de opinião é mais em relação a validade do pedido, se parece coerente pra vocês.

Uma imagem das disposição dos dados:

1 curtida

Update: já temos dados atualizados com código CEG e algumas colunas extras de grande ajuda.

Ótimo! A atualização veio em resposta ao seu pedido, ou você não chegou a enviar um?

Não tenho certeza, mas eu encaminhei um email assim que escrevi esse post e junto do email encaminhei o link do mesmo pra divulgar o dadosabertos.social. Semana passada os dados de geração ficaram pelo menos 3 dias fora do ar, na quinta (um dia antes de voltar) eu enviei um email pedindo esclarecimento do porque de não ter uma aviso de manutenção, ou se realmente foi uma falha no sistema deles, um dia depois o banco de dados foi atualizado com vários novos elementos. Repetindo, não sei se foram meus emails, se não foi acredito que seja uma ótima coincidência, eu falo isso pois não tive um retorno por parte deles.

2 curtidas