Dados de Segurança Públicas

Pessoal, estou criando esse tópico, pois não encontrei algum parecido. Estou procurando por dados criminais (furtos, roubos etc) por CEP. As informações são sempre consolidadas no máximo por municipio, isso dependendo do estado. Alguém te ideia de por onde começar a procurar?

1 curtida

Pelo que conheço, essas informações são protegidas por sigilo (art. 23 VII da Lei 12527/2011). A divulgação pode prejudicar o trabalho de inteligência da polícia, fora a repercussão econômica para o mercado imobiliário, indústria de seguro, comércio. Não conheço a divulgação de dados se segurança pública com esse nível de capilaridade.

2 curtidas

Entendo que poderia ao menos, existir uma visão menos consolidada que por apenas município. Nenhuma cidade consegue se planejar sem esse tipo de informação. Tentei encontrar algo no Ministério da Justiça e Seg Pública, porém sem sucesso.

1 curtida

Encontramos dificuldades, para relacionar maus tratos de animais e violência intrapessal, via dados de notificação na Saúde, mas nem sempre o endereço declarado pode não ter relação direta.

Temos procurado, compilar por delegacias como o exemplo do estadão até 2017.

Mas em Araçatuba - SP, por exemplo há uma divisão temática pelas delegacias que se sobrepõem com alguma divisão territorial.

Não encontrei nada formalizado sobre essa divisão.

1 curtida

Há os dados abertos do SINESP, que vão até o nível de município. Não são muito detalhadas, já que não há a informação do tipo penal. Além disso, os dados estão desatualizados, já que constam somente até dezembro de 2020.

Porém, é possível pedir ao Ministério da Justiça e Segurança Pública que atualize os dados ou, ainda, que detalhe por tipo penal, por meio de uma solicitação usando a Lei de Acesso à Informação.

Além disso, alguns estados, como este exemplo do Rio Grande do Sul, podem possuir o detalhamento do tipo penal. Por isso pode valer a pena procurar o portal de dados abertos de cada estado e pesquisar por datasets de ocorrências.

Olá @herrmann , muito obrigado. Vou dar uma checada nesses caminhos que me passou.

Dreyfus, você teria uma documentação de como fez para limpar esses dados?
Estou utilizando os microdados da SSP em um projeto, mas estou tendo dificuldade em chegar nos números agregados divulgados oficialmente com base neles. O método de limpeza que eles sugerem não ajuda em nada, pois o número ainda fica muito diferente dos dados divulgados de homicídio, por exemplo.

Estou no mesmo problema. Os números nunca batem!