Categorias do fórum

Considerando que a pergunta mais comum nas comunidades de dados abertos é “onde encontro dados sobre X”, decidi criar a categoria “onde encontrar”, para que possamos compartilhar essas experiências. Aquele dado que foi difícil de encontrar no site do órgão público, que precisou de navegar por menus e fazer 8 cliques para se chegar até o dado.

Você tem alguma outra sugestão de nova categoria? Se sim, coloque aqui a sua sugestão.

1 curtida

Acho que a categoria de conceitos de dados abertos seria interessante. Poderíamos colocar aqui eventuais debates sobre o que significa dados abertos, sobre o que é e o que não é dados abertos, modelo 5 estrelas e por aí vai.

2 curtidas

O que acham de uma categoria sobre Análises de dados abertos?

3 curtidas

Acho válido também uma categoria relacionada à metologias de avaliação de dados abertos. Na literatura essas avaliações são classificadas em 3 categorias: avaliação de impacto, avaliações de implementação e avaliações de prontidão.

1 curtida

Concordo, recentemente descobrir que existem mais dos que os 8 princípios de dados abertos.

Não se formalmente mas pelo menos foi divulgado por um dos membros do grupo de trabalho de dados abertos. Segue o link:
https://sunlightfoundation.com/policy/documents/ten-open-data-principles/

Eu acho que o assunto de avaliação merece um tópico sim. Porém criar uma categoria apenas para isso pode ser um pouco precipitado.

Inclusive, @herrmann, para uma discussão sobre categorias acho que precisa primeiro se discutir o conceito de categoria utilizado, e ainda termos mais clareza do escopo do fórum para não criarmos categorias muito específicas.

Voltando à sua ideia, @fredericopranto, quando eu li no grupo do Telegram que vc fez essa contribuição aqui eu imaginei um tópico já criado sobre isso. E acho que essa sua ideia valeria um tópico sem antes precisar discutir aqui sobre uma categoria pra isso :smile:

Por isso te sugiro criar esse tópico. Com um título tipo: “Levantamento de Metodologias de Avaliação de Dados Abertos”. Aí vc já listava as que você conhece e questionava se conhecem outras; ou então puxava essa discussão sobre os tipos. Qua acha?

Podemos montar uma lista colaborativa, não sei se seria o caso, mas há na literatura várias referencias, talvez seja importante para quem esteja trabalhando em algum artigo científico ou então queria aplicar alguma avaliação em algum portal de dados abertos.

Mais importante do que listar, acredito também que seria divulgar as avaliações já realizadas pela comunidade. A exemplo da ANP.

Pesquisando sobre isso agora, acabei de ver que já existe algum levantamento aqui:
http://wiki.dados.gov.br/Print.aspx?Page=Produto-GT-2-Modelo-de-Maturidade

Estou completando uma tabela com outras avaliações para um TCC de um curso que estou finalizando.

1 curtida

Augusto, voltando à problematização que fiz na resposta acima, eu acho precipitado se discutir categorias sem antes qualificar o problema. Se você acha que vale à pena fazermos isso proponho partirmos pra essa linha de discussão.

E eu acho que a melhor forma de criarmos as categorias será com o uso mesmo, de acordo com a necessidade. Vai ficando perceptível tanto a falta de categorias para tópicos sendo criados na categoria “Sem categoria”, quanto pela sobrecarga de alguma categoria que deveria ser dividida em 2. hehe

Sim. Por isso sugiro abrir um tópico só pra isso. :wink:

Sim, entendi agora.
Vi que vc criou um tópico e identificou a necessidade de uma categoria relacionada ao tópico. No caso, podemos fazer o mesmo para as avaliações. Perfeito.

Pessoal, outra categoria interessante poderia ser “empreedimentos com dados abertos”, em que trataríamos de iniciativas empreendedoras a nivel de startup ou de ONGs que tivessem nos dados abertos algo central de seus negócios. Como dois exemplos posso citar a JusBrasil (startup) e a OKFN-BR (ONG). Será que alguém aqui tem interesse em criar algum negócio ou ONG desse tipo no Brasil? Será qeu seria viável? Acho que essas são questões que poderiam ser discutidas nesse tópico.

Como te respondi lá no grupo do Telegram, acho que você também deveria criar um tópico nesse assunto, se achar que é algo a se discutir.

Quanto a proposta de criar uma categoria pra isso, eu reforço o que respondi aqui: :point_down:t5:

Por isso eu sugiro pra gente deixar esse tópico de lado por um tempo enquanto o fórum ainda não tem um volume suficiente pra gente entender a forma de organização.

E sugiro que se alguém leu até aqui e está pensando em propor alguma categoria, que repense se não é o caso de já criar um tópico sobre sua ideia. Ou então podemos seguir minha proposta de qualificar o “problema das categorias”.

E ainda acho mais produtivo congelarmos esse tópico por um tempo e focarmos em debatermos coisas pragmáticas. A intenção de refletir sobre categorias é boa mas acho que está confundindo o início do uso da ferramenta. É o que tô percebendo… :vulcan_salute:t5:

Este tópico está fechado. Após conversas entre os moderadores, concluímos por bem mudar a o processo de criação de novas categorias. Daqui em diante as categorias serão criadas de forma mais orgânica, de acordo com o uso e a necessidade de organização do fórum. :white_check_mark: