Atlas do Desenvolvimento Humano e Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) por setor censitário

Olá, na documentação do IVS é explicado que a sua granularidade é por UDH, em razão de o IVS ser construído com base nos indicadores do Atlas do Desenvolvimento Humano (que tem UDH como granularidade). Também nessa documentação, é falado que os indicadores do Atlas são desenvolvidos com base nos dados do Censo IBGE.

Preciso desenvolver um IVS por setor censitário. Para isso, tentei decompor as descrições dos indicadores do Atlas em variáveis do Censo, e procurei nas variáveis dos Resultados do Universo por setor censitário do Censo de 2010 e 2000 as variáveis decompostas, mas algumas variáveis não estão nessas documentações. Alguém já trabalhou com os dados do Atlas? Sabe explicar de que forma os dados do Censo compõem os indicadores do Atlas? Essa parte não é explicada na documentação do Atlas, ficaria grata se alguém pudesse me ajudar!

Olá, Mírian, bem vinda ao fórum!

Eu nunca trabalhei com o Atlas da Vulnerabilidade Social, mas pesquisando encontrei-o no endereço: http://ivs.ipea.gov.br/index.php/pt/

Lá, acessando pela primeira vez, vi que ao selecionar a opção planilha, é possível escolher no campo “Territorialidade” o valor “UDH”. É possível então escolher uma série de variáveis nos campos “Dimensões e Indicadores” e “Outros Indicadores”. Qual variável você esperava encontrar e não achou?

Obrigada, Herrmann!

É lá de “Territorialidade” mesmo que eu gostaria que tivesse a opção de setor censitário, mas não tem, na página 14 da metodologia do Atlas (cujos indicadores são a base do IVS) é explicado que optaram por usar esse recorte territorial tendo como parâmetro características socioeconômicas similares pra entender o que está por trás das médias agregadas pelos parâmetros geográficos dos setores censitários, sendo que pra minha pesquisa eu precisava justamente disso :smiling_face_with_tear:

Mírian,

acho que entendi: o Atlas usa como granularidade a UDH, sendo que você precisa do setor censitário. Nesse caso, acho que somente alguém do IPEA mesmo, que tenha participado da elaboração do Atlas, para poder esclarecer dúvidas além do que já está escrito no trecho da metodologia que você mencionou.

1 curtida