Projetos com dados abertos em git público

Mais dois links e pitacos:

  • Atualmente as pesistent URLs (PURLs)
    http://Datasets.OK.org.br/state-codes dos códigos de regiões e estados do Brasil
    e http://Datasets.OK.org.br/city-codes das cidades do Brasil
    estão sendo gentilmente redirecionados da Open Knowledge Brasil para o Github…

  • … Mas poderia ser para o GitLab ou qualquer outro fornecedor the “git hosting”. A essência são o mecanismo git e a marca OK-BR (seu domínio ), não a marca Github, hoje de propriedade da Microsoft.
    A noção de soberania não vale apenas para nações, vale para uma simples comunidade, a dona da sua cultura e seus produtos abertos. Não precisamos fazer propaganda de terceiros, muito menos ficar reféns deles — e usar nosso PURL ao invés de URL de terceiros, nos liberta!
    … Acho que esse exemplo já explica porque se justificaria mudar o título desta discussão para “Projetos com dados abertos em git público”, o que acham?

  • Muitos dos datasets brasileiros que mantemos podem ser melhor contextualizados e compatibilizados com os sumarizadores globais, do datahub.io/core (atualmente também usando Github)… Alguns elementos de padronização, como a expressão de metadados em padrão Frictionlessdata/data-packages, são consensualmente bons, outros, como o uso do site datahub.io sem integração (falta de padronização para fazer um simples SQL-Join) são consensualmente ruins, como já concluímos no passado com o pessoal mantenedor do Brasil.io.

  • Manter confiáveis e atualizados os datasets como estes do exemplo, para uso mais sério ou profissional, requer gente cuidando e assumindo certa responsabilidade. Para que isso funcione no longo prazo o ideal é trabalhar em parceria com iniciativas como Wikidata e/ou OpenStreetMap (OSM), que de fato já são parceiros e se integram.
    Tecnicamente é um desafio, quem quiser discutir/ajudar estamos buscando uma solução baseada em PostgreSQL e PostgREST para automatizar todo o processo.

Peter

2 curtidas

Excelentes sugestões de datasets e ponderações, Peter. Concordo com tudo!

@Bruno, o que acha de mudar o título?

1 curtida

São excelentes sugestões! Mudei o título e adicionei os dois links sugeridos.

A lista foi parcialmente organizada para facilitar a leitura.

Oi pessoal, tudo bom?

estou conversando com algumas pessoas sobre a possiblidade de criar um portal para indexar todos esse projetos, com algumas opções de filtro e uma pequena apresentação de cada um deles. Vocês acham que isso faz sentindo? Já me recomendaram conversar com o pessoal do Brasil.io em relação a isso.

1 curtida

Olá Guilherme! Tudo bem?

Olha, eu acho uma ideia excelente ! Talvez valha a pena conversar com o Brasil.io sobre isso, sim. O @turicas é o responsável pelo projeto lá.

Abraços!

Você pensa em fazer algo parecido com o finado portal Civic Stack? Talvez até dê para reaproveitar o código, ele tem licença livre e está no Github:

Eu fiz uma tradução para português, na época, mas os argentinos nunca chegaram a aceitar o meu pull request.

2 curtidas

Pessoal, para saber a viabilidade da solução que estamos pensando, criamos um formulário para coletar a experiência de algumas pessoas em relação ao desenvolvimento de projetos que utilizem dados públicos.

Se vocês poderem responder ao questionário, vão ajudar muito nessa etapa de prototipação.

O link para o form é: https://forms.gle/PSYmxdQbY9iDU88b9

Muito obrigado!

2 curtidas

@Bruno, sugiro acrescentar no tema c) Eleições os seguintes repositórios:

1 curtida

Obrigado pelas indicações, @herrmann! Já atualizei a lista!

2 curtidas

Lista atualizada para incluir uma seção de projetos sobre educação e para adicionar um projeto sobre transparência de repasses federais.

Atualizado para incluir dados do censo de 1872.

2 curtidas

Tomei a liberdade de editar para atualizar a lista e incluir o Ro-DOU, o robô que lê e notifica periodicamente por e-mail os resultados de termos de pesquisa no Diário Oficial da União, para ser usado com o Apache Airflow, feito pelo @nitai (e com uma pequena participação minha). A ferramenta também foi apresentada em palestra-relâmpago no Coda.br 2021 e na Semana de Inovação 2021 da Enap.

2 curtidas

Atualizado para incluir um projeto de aplicativo de serviços públicos do governo italiano.

Atualizei a entrada do Querido Diário, que agora tem esse nome.

A iniciativa também está inaugurando uma parceria com universidades para ser utilizado em projetos de pesquisa. O que também em médio prazo deve resultar em mais produções acadêmicas que envolvam a temática dos dados abertos.

Incluí mais um projeto sobre participação do Brasil na Conferência das Partes (COP)

1 curtida

Sobre os não catalogados, L.1 o link do projeto https://github.com/rsribeiro/DadosAbertosPGFN foi arquivado.

O link do novo repositório é GitHub - rsribeiro/dividaPGFN: Consolidação e análise dos arquivos das dívidas com a União disponiblizados pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional através da Lei de Acesso à Informação

Atualizei o link. Obrigado pelo aviso, @walves!

Inclui o github do projeto “Novo Ensino Médio: dados abertos para subsidiar estudos”.