Integração do fórum com o Telegram

O fórum dadosabertos.social nasceu em 2019 como um local para fazer perguntas, discussões e manter uma base de conhecimentos da comunidade de pessoas que usam dados abertos. O espaço tem como sua origem o grupo @dadosabertos no Telegram.

Uma das motivações foi percebermos que no grupo as mesmas perguntas se repetirem muitas vezes, geralmente com as mesmas respostas. O formato de fluxo contínuo de mensagens dos grupos de aplicativos de mensagens é como um rio. Isso significa que o que passou raramente é lembrado ou pesquisado. O formato de fórum, por outro lado, é como um jardim que, quando bem cultivado, facilita a organização dos conhecimentos, junta em um mesmo lugar as discussões sobre o mesmo assunto e torna mais fácil buscar e encontrar as respostas.

Por outro lado, sabemos que o formato de mensagem instantânea tem o seu apelo e a quantidade de pessoas presente no canal do Telegram (cerca de 3.800) é muito superior à das que têm cadastro no fórum (cerca de 550).

Há de se levar em consideração, entretanto, que o número de pessoas que apenas lê o fórum, sem fazer cadastro (e está tudo bem com isso), provavelmente aumenta um pouco esse número, enquanto que as pessoas que têm cadastro mas não visitam mais o fórum contribua para reduzi-lo. Da mesma forma, a pessoa estar presente em um grupo de Telegram não significa que ela está nem mesmo visualizando as mensagens, sem contar com as contas de bots e spammers que obriga a moderação a estar em constante vigília.

Ainda assim, sempre tivemos a intenção de ter uma maior integração entre as duas ferramentas e por isso estamos experimentando com um bot que enviará uma notificação ao grupo para avisar sobre todas as mensagens públicas postadas no fórum. Visamos com isso não apenas trazer mais pessoas a conhecer o fórum, como também aumentar a probabilidade de obter uma resposta satisfatória para as perguntas que são feitas aqui, uma vez que a pessoa que sabe a resposta pode estar presente no grupo do Telegram mas ainda não tenha cadastro no fórum. Além disso, a ideia é dar mais visibilidade e facilitar a vida de quem for divulgar eventos, cursos, documentos, estudos, portais, datasets, políticas públicas e outras novidades sobre dados abertos. Para isso, basta postar no fórum, não precisando copiar o link e fazer uma nova postagem para divulgação no grupo no Telegram, já que o bot fará isso automaticamente.

Como adotamos essa funcionalidade do bot de notificações de forma experimental, fica aqui este tópico para que quem tiver algum feedback sobre o seu uso possa comentar. Conforme o tempo passar, a depender do volume de mensagens e do feedback recebido, poderemos realizar, ajustes na forma e volume das notificações. Por exemplo, o bot poderia notificar apenas sobre novos tópicos, e não a cada mensagem pública como está configurado neste momento. Sinta-se à vontade para comentar.

2 curtidas

Rapaz!

Estiver fora do ar por uns dias e voltando agora, descubro que existe até um grupo no Telegram (só conhecia o forum mesmo). Interessante, vou lá também conhecer esse povão!

Aproveitando a deixa, duas dúvidas (curiosidades mesmo):

  1. nesse processo aí de integração vocês já chegaram a cogitar algo como login no forum usando apenas o número do telefone ou uma combinação de e-mail/telefone para lidar com situações legadas (onde apenas há um fator de autenticação na base)?

Só curiosidade mesmo, pois estive pensado nisso um tempo atrás para cenários de colaboração onde há comunicação instântanea via chat (mobile/web) e também integração com um espaço online para fixação de uma base conhecimento, repositório de recursos (arquivos dos diversos formatos)

  1. No caminho inverso vocês já deram uma olhada nessa funcionalidade que o Telegram lançou ano passado que estruturar as discussões nos grupos por meio de tópicos?

Eu participo de uns grupos que implementaram esse formato e estou achando interessante para filtrar os contéudos de interesse e organizar as informações.

De toda forma, parabéns pelo esforço de manter as duas ferramentas e se preocuparem com a dinaminazação das participações. :clap:

1 curtida

Não há nenhuma integração de autenticação, usuário ou login entre as duas plataformas. É tudo separado, mesmo. Nem vejo como poderia ser diferente – o Telegram, que eu saiba, não atua como autenticador em outros sites (como o Google e o Facebook fazem, por exemplo). Mesmo que oferecesse essa funcionalidade, provavelmente não seria uma boa pela quantidade de spammers que aparecem no Telegram, que é ordens de grandeza maior que no site.

Tanto é que para moderar o grupo no Telegram contamos com uma bot e uma equipe de moderadores e mesmo assim às vezes ainda demoramos para banir os spammers. Já aqui no fórum, eu sozinho tenho dado conta do recado.

Eu vi que o Telegram disponibilizou essa funcionalidade há um tempo atrás e alguns grupos que eu participava têm usado isso. É semelhante ao modelo que o Slack oferece já há algum tempo e o Element também passou a suportar. Não tenho opinião formada sobre isso, mas acho que, dependendo da dinâmica das mensagens de um grupo, esse formato pode ajudar. Na prática, usando o Slack, vejo que não faz tanta diferença na organização das informações, mas ajuda na recuperação da linha de discussões quando há mais de um assunto rolando ao mesmo tempo.

Eu, particularmente, não sou muito fã do formato “rio de mensagens”, mesmo com a possibilidade de formar tópicos, principalmente quando se quer organizar o conhecimento que se acumula ao longo de meses e dos anos. Cito como exemplo os tópicos mais populares desse fórum, sobre os dados do CNPJ e do DataSUS. No modelo “rio de mensagens”, essas discussões já teriam se perdido no tempo, ninguém leria os tutoriais iniciais que ficariam perdidos no tempo e não seriam encontrados por ninguém. Novas pessoas continuariam (como ainda continuam, no grupo do Telegram) entrando e perguntando sempre as mesmas perguntas e os membros mais antigos teriam que ficar sempre repetindo as mesmas respostas.

Contudo, tenho que admitir que o formato “rio de mensagens” é de longe o mais popular, talvez porque a maioria das pessoas tenha tido o seu primeiro contato com a internet pelo WhatsApp, que usa exatamente essa dinâmica. Se o formato lhe parece familiar, a pessoa terá mais facilidade em entender como usar.

Eu conheço e pessoalmente acho péssima. Eu gosto muito da agilidade do Telegram, e essa função “esconde” (ou seja, “organiza”) as mensagens atrás de um click extra. Em outras palavras: em termos de UX ler uma mensagem requerer um click a mais e retornar a tela principal dos chats requer um click a mais.

Dois grupos do que eu fazia parte adotaram e desde então eu passei a não participar mais. Não por birra ou opção, mas pela falta de agilidade em acessar as mensagens e retornar ao menu acabei usando menos e menos até que, quando reparei, não estava mais acompanhando esses grupos.

Acho que não preciso falar que isso é um relato pessoal da minha própria experiência com o Telegram, cheio de subjetividades. Não espero que ninguém concorde comigo. Apenas compartilhei minha opinião já que mencionaram o assunto : )

1 curtida

@cuducos Então, sem querer julgar tuas escolhas ou subjetividades, só passando uma dica mesmo, apesar dos administradores dos grupos terem a opção de “habilitar” esse modo (tópicos) de visualização por padrão…cada membro do grupo pode “desativar” esse modo de visualização individualmente no seu dispositivo sem afetar o restante do grupo.

Basta clicar no menu de opções (três pontinhos) do lado do nome do grupo e clicar na opção de “visualização de mensagens”. No link abaixo :point_down: tem um videozinho tutorial que serve tanto para administradores, como membros habilitares ou desabilitarem a funcionalidade. Portanto, o Telegram dá essa opção aos administradores, mas também liberdade aos membros do grupo na utilização.

Talvez isso ajude você a recuperar o interesse nesses grupos que adotaram essa funcionalidade, mas “sem querer” estragaram tua experiência de UX.

P.S - Só estou compartilhando informação mesmo. Minhas curiosidades foram verdadeiras e não estou querendo induzir ou reivindicar nada aqui na condução do fórum ou lá no grupo. Agradeço imensamente a @herrmann por também compartilhar suas experiências e pontos de vistas.

1 curtida

Sensacional! Não sabia disso. Muito obrigado :purple_heart: