😷 Dados sobre a pandemia do coronavírus

O novo boletim da Open Knowledge Brasil preocupa:

Saiu mais um boletim especial da transparência da Covid-19 em estados e capitais, pela Open Knowledge Brasil:

Esses dados aqui podem ser interessantes, embora não se limitem ao Covid:

1 curtida

https://www.proadess.icict.fiocruz.br/index.php?pag=inf_reg&cod=Z&geo=

Não entendi, poderia dar uma descrição do link?

O DataSUS abriu os dados sobre os registros de vacinação:

Eles também estão disponíveis no Brasil.io: https://data.brasil.io/dataset/covid19/microdados_vacinacao.csv.gz

A @fecampa deu entrevista ao Podcast Dadocracia, onde fala da falta de transparência dos estados em relação aos dados sobre a Covid-19 e também do índice de transparência da Covid-19 feito pela OKBR.

Este episódio também está listado no tópico sobre podcasts sobre dados abertos.

Alguém sabe o motivo dos picos de casos nos dados do Brasil.io?

Acrescentei à postagem inicial a visualização de dados criado por Ramon Gomes da Silva no Github, atualizada diariamente com Github Actions, usando dados do Brasil.io.

Talvez o represamento de casos na vigilância epidemiológica do estado? Não sei. Você conferiu os boletins epidemiológicos da Secretaria de Estado de Saúde do Paraná para esses dias? É o primeiro lugar aonde eu iria procurar a resposta.

1 curtida

Em março, a Open Knowledge Brasil continua trabalhando pela transparência dos dados relacionados à pandemia da Covid-19:

A OKBR também voltou a publicar, pela primeira vez neste ano, o boletim Amazônia do índice de transparência da Covid-19:

1 curtida

Olá! Conheci hoje o fórum, muito bom, parabéns à comunidade!

Compartilhei em alguns grupos um painel público que fiz para acompanhamento da vacinação contra o Covid-19.

Trago agora para cá o repositório recém criado no Git, detalhando a extração e a análise dos dados da Campanha Nacional de Vacinação contra Covid-19, disponíveis no OpenDataSUS: GitHub - ffmenezes/panorama_vacinacao_covid19: Análise dos dados sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra Covid-19..

Vou atualizando as análises realizadas diretamente no notebook, com o decorrer dos dias. Conto com a colaboração da comunidade para aprimorá-lo, desde quanto à compreensão do negócio, até questões performáticas.

2 curtidas

Bem vindo e parabéns pela análise e visualização, @ffmenezes! Já as acrescentei na postagem original, que reúne todas as principais informações do tópico.


A Open Knowledge Brasil divulgou mais um boletim especial sobre os dados da pandemia:

2 curtidas

Pouco voltamos a falar da transparência nos contratos emergenciais da COVID… Claro, raramente constatamos transparência ou concorrência reais. A impotência nos cala e desestimula. Seria preciso, no governo, algo simples como um e-procurement e seriedade na sua implantação e gestão, bem como garantia de licitações sérias e consulta pública participativa na formulação prévia dos contratos.

Aqui vai um modelo para o SUS e os municípios (que têm autonomia sobre esse tipo de contrato). Iniciativa do Paraguai que deu certo (!), relativa a dados dos contratos emergenciais:

Calling for accountability: how Paraguay’s open emergency procurement can help restore public trust = “Solicitando responsabilidade: como as compras abertas de emergência do Paraguai podem ajudar a restaurar a confiança pública”.

Nota: o Paraguai parece que aderiu ao public procurement já um pouco antes, em ~2019. O modelo que adotaram como solução é a cartilha do Open Contracting.


PS: ainda na OpenContracting, sobre vacinas, tem esse interessante A Good Practice Guide, for the COVID-19 Vaccine. Para quem estiver fiscalizando a milionária compra e distribuição de vacinas, vale a pena dar uma espiada.

1 curtida

A Open Knowledge Brasil lançou este mês duas novas iniciativas no contexto do monitoramento dos dados de transparência sobre a Covid-19.

  • Monitor de Leitos, que acompanha a qualidade de dados do Censo Hospitalar do Ministério da Saúde. Foi constatado que quase um quarto dos estabelecimentos não atualizam os dados sobre a disponibilidade de leitos há mais de 90 dias, sendo que a atualização deveria ser diária.
  • Monitor de Vacinação, que verifica a qualidade de dados de transparência sobre a vacinação. Foram encontradas discrepâncias, por exemplo, entre a quantidade total de vacinados no painel do Ministério da Saúde e o que consta nos microdados sobre pessoas vacinadas.

Na próxima terça, dia 25/5/2021, a OKBR fará mais uma live do Programa Embaixadoras de Inovação Física que irá apresentar o Monitor de Leitos.

A OKBR passou a monitorar os dados sobre vacinação, na terceira fase do Índice de Transparência sobre a Covid-19 (ITC-19). Além disso, também protocolou ao Ministério da Saúde, junto com outras organizações, um pedido de informação sobre esses dados.

A Open Knowledge Brasil divulgou o primeiro boletim da versão 3.0 do Índice de Transparência da Covid-19 nos estados:

Olá! quero desenvolver meu TCC em cima dos dados da COVID, porém estou muito insegura ao buscar os dados brasileiros. Eu encontrei artigos sobre a EPICOVID-19 e gostaria de embasar minha pesquisa em cima dos dados dessa pesquisa, porém eu não consigo encontrar os dados que ela gerou. Alguém sabe me direcionar aonde posso conseguir esses dados?
Agradeço desde já :slight_smile:

Realmente, no site da UFPel eu vi somente boletins em PDF.

https://wp.ufpel.edu.br/covid19/

Talvez valha a pena entrar em contato com os pesquisadores para perguntar e pedir os dados de uma forma reutilizável, como em CSV.

1 curtida

Importante caso de Controle Social com base em Dados Abertos:

"O DataSUS (sistema de informações do Ministério da Saúde) também identifica todas as pessoas imunizadas com um código individual, acompanhado de informações sobre idade, grupo prioritário de vacinação, data da imunização e lote da vacina recebida.

Já a data de validade de cada lote vacinal consta de outro sistema do governo federal, o Sage (Sala de Apoio à Gestão Estratégica), que registra os comprovantes de entrega dos imunizantes contra Covid-19 por estado. Em cada um desses recibos há informações públicas sobre o número do lote vacinal, a data de validade, o fabricante e a data de entrega.

A Folha cruzou as duas bases —DataSUS e Sage— a partir do número do lote das vacinas. Foram consideradas todas as imunizações do país contra Covid-19 até 19 de junho.

O levantamento inédito mostra que, até essa data, um total de 25.935 doses de oito lotes de AstraZeneca foram aplicadas fora da validade. Metade desses lotes veio do Instituto Serum da Índia; a outra metade, da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde)."

1 curtida