Dados da base do CNPJ disponibilizados pela Receita Federal do Brasil

Muito interessante esse visualizador de redes de sócios de empresas, @rtom! Parabéns e obrigado por compartilhar! :partying_face:

@fbarbalho, nas mensagens subsequentes já surgiram muitas outras referências úteis e importantes. Para facilitar para quem chega aqui buscando informações, o que você acha de sumarizar tudo editando a sua primeira postagem? Se preferir eu posso mesmo posso editá-la.

1 curtida

@rtom me considero um admirador e evangelista dos abertos e achei seu projeto sensacional muito bem estruturado e totalmente didático! tenho estudado muito os dados abertos e criando um base unificada com dados relavantes com o objetivo de atribuir um grau de risco de conformidade legal…

1 curtida

Estou servindo a base de dados com possibilidade de retorno em JSON.
Caso observe interesse melhorarei o serviço de hospedagem

Base CNPJ

1 curtida

@rtom Parabéns pelo projeto. Muito didático e funcional. A possibilidade de imersão nos nós torna o processo exploratório incrivelmente simples. Senti apenas falta de uma “legenda” lateral, como as encontradas em mapas cartográficos, indicando o que é cada nó (elemento: pessoa, empresa, …). Outro recurso que seria também interessante é uma função de aumentar o espalhamento entre os nós, “reduzir a gravidade” do conjunto. Penso que algo assim facilitaria a leitura em casos da rede exibida ser muito densa.

Parabéns, ficou sensacional.

Editei a postagem original para deixar mais organizadas as informações para servir de referência fácil para quem encontrar este tópico pela primeira vez.

Sobre a Minha Receita, passo aqui para compartilhar uma novidade: coloquei uma API aberta no ar, ainda como protótipo para validar se vale a pena manter: minhareceita.org — basicamente envie um POST com o campo cnpj para essa URL e vais receber um JSON com a ficha completa do CNPJ.

A documentação está aqui e conto mais do contexto nesse fio :wink:

3 curtidas

Agradeço pelos comentários e sugestões. Essa de aumentar o espalhamento deu para implementar. Essas e outras alterações eu atualizei no github. Também atualizei o arquivo sqlite com a base da receita, usando o script do fabioserpa, referência 23/11/2020.

2 curtidas

A Receita Federal disponibilizou a base de dados públicos de cnpj em formato csv, referência 16/03/2021: Dados Públicos CNPJ
Os arquivos foram divididos em três grupos, sócios, empresas e filiais. O pdf de layout fala numa tabela de dados do simples, mas ainda não está lá. O novo formato facilita carregar os dados, pois o formato antigo, de tamanho fixo dos campos, misturava dados de empresas e de sócios.

2 curtidas

Não disponibilizaram essas tabelas do Simples Nacional, nem as tabelas de dominio (país, municipio, qualificação dos sócios, natureza jurídica e cnaes). E também detectei que no arquivo de sócios, em alguns casos o campo de nome está vindo em branco.

1 curtida

Muito Bacana Vasata!!

ate te mandei um e-mail amigo.

ficou show seu Power BI.

Consegue adicionar um relatorio para gerar os e-mails destas empresas segmentados dentro do BI que você gerou?

obrigado!

Olá @rtom, tudo bem?

Tentei acessar esse link, mas tudo retorna com o mesmo erro.

Esse erro aparece pra você também?

oi @umdantas, até uns dias atrás estava funcionando, no dia 13/4 eu baixei todos os arquivos com a data de referência 5/4/2021. De qualquer forma, os arquivos estavam com muitos erros, estavam sem os nomes de sócios, ou o pior, com nomes de sócios incorretos. Acho melhor esperar a Receita atualizar e ver se corrigiram os problemas.

@rtom , faz sentido. Pra mim, eu clico em qualquer um dos links/arquivos, e aparece o print que mostrei. Vamos aguardar então.

Pessoal, foi publicada hoje uma nova carga de dados. Ainda não consegui baixar, está com aquela lentidão característica do primeiro dia de disponibilização, então não sei ainda se corrigiram os erros de antes.

Pessoal, tudo bem?
Visando essa ultima atualização na Receita, só pra avisar vocês, baixei quase todos os arquivos da Receita. Só teve um que estava fora:

Abs

Acabo de verificar que nesse caminho da Receita, todos os arquivos estão disponíveis:

http://200.152.38.155/CNPJ/

1 curtida

Olá Amigo! consegue disponibilizar o arquivo aberto para que possamos ajustar conforme a necessidade?

Pessoal, uma das formas que encontrei para condensar os dados foi através do Power Query.
Utilizando as tabelas de atributo, consegui um material bacana.

Também estava com erro no download do arquivo ESTABELECIMENTOS 09… utilizei a dica do nosso amigo @umdantas.

1 curtida

Boa tarde!

Verifiquei que nas últimas atualizações não vem mais o dado de % de participação societária. Alguém sabe onde consigo essa informação?

Muito obrigado

1 curtida